Ricardo Ayres/ Photocamera

Assim como no vôlei, os brasileiros comemoraram o título dando um "peixinho" na quadra.

continua após a publicidade

Rio de Janeiro ? Foi bem mais fácil do que se poderia esperar. Com uma atuação que beirou a perfeição, a seleção brasileira de basquete passou por cima de Porto Rico e conquistou a medalha de ouro no RIO 2007. Com o triunfo por 86 a 65, o Brasil conquistou o tricampeonato pan-americano de basquete masculino. Mais cedo, o Uruguai bateu a Argentina e ficou com a medalha de bronze.

Brasileiros e porto-riquenhos haviam se enfrentado na primeira fase dos Jogos. Na ocasião, as duas seleções decidiam o primeiro lugar do Grupo A e o Brasil venceu por 97 a 94, em jogo bastante equilibrado. Por conta disso, os torcedores que lotaram a Arena Olímpica do Rio esperavam uma partida tensa e disputada ponto a ponto. Não foi o que se viu.

Desde o começo do confronto, o Brasil tomou a iniciativa do jogo e não deu chances ao adversário. Com uma marcação forte e muita velocidade nos contra-ataques, os brasileiros abriram vantagem desde cedo. Na metade do primeiro quarto, já venciam por 12 pontos de diferença (17 a 5). Atônitos, os porto-riquenhos buscavam, sem sucesso, equilibrar a partida, e o primeiro quarto terminou com larga vantagem para o Brasil (32 a 15). No segundo quarto, os brasileiros jogaram com inteligência. Diminuíram o ritmo, mas mantiveram o controle do jogo, que foi para o intervalo com 50 a 34 para o Brasil.

Os dois últimos quartos de jogo foram apenas uma mera formalidade. Entregues, os porto-riquenhos em momento algum ensaiaram uma reação. Compenetrados, os brasileiros matinham o jogo sob controle, enquanto a torcida ensaiava a festa na Arena. No final, festa do Brasil, tricampeão pan-americano de basquete: 86 a 65.

continua após a publicidade

J.P. Batista, com 20 pontos, foi o cestinha da seleção brasileira e da partida.

O Brasil conquistou o ouro de forma invicta. Na primeira fase, venceu Ilhas Virgens (86 a 81), Canadá (98 a 63) e Porto Rico (97 a 94). Na semfinal, bateu os uruguaios por 85 a 73.

continua após a publicidade

Na disputa pelo bronze, o basquete masculino do Uruguai fez história. Isso porque o time derrotou a Argentina, por 99 a 93, e conquistou, na Arena Olímpica do Rio, um inédito bronze. O uruguaio Fernando Martinez e o argentino Diego Logrippo foram os cestinhas da partida, com 24 pontos, cada.

O basquete masculino é disputado nos Jogos Pan-americanos desde 1951 e, até então, o Uruguai nunca tinha subido ao pódio. No feminino, que é jogado desde 1955, as uruguaias nunca foram ao pódio.