Brasil bate EUA no vôlei e lidera a Copa dos Campeões

A seleção brasileira masculina de vôlei venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 31/29, 25/23 e 25/23, nesta quarta-feira, em Kyoto, no Japão, e assumiu a liderança da Copa dos Campeões. Com o resultado, o Brasil chegou aos seis pontos e ficou dois à frente da Itália, que nesta quarta acabou surpreendida pelo Irã ao cair por 3 sets a 2.

Depois de disputar dois jogos em Kyoto, onde na última terça-feira estreou com vitória por 3 a 1 sobre os iranianos, o time comandado pelo técnico Bernardinho segue para Tóquio, onde fechará a sua participação na competição em duelos contra Japão, Rússia e Itália, nesta ordem. Depois de folgar na tabela do torneio nesta quinta, o Brasil voltará a jogar na sexta-feira, quando irá encarar os japoneses a partir das 8h10 (horário de Brasília).

O principal destaque brasileiro na vitória sobre os norte-americanos foi o ponteiro Maurício Borges, maior pontuador do time, com 13 acertos, sendo que ele ainda foi eleito o melhor em quadra pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). O oposto Wallace, com 12 pontos, e o central Sidão, com nove, também estiveram bem. Anderson Matthew, dos Estados Unidos, foi o maior pontuador do confronto, com 17 acertos.

O JOGO – O duelo diante dos Estados Unidos foi equilibrado como de costume e definido nos detalhes a favor do Brasil nos três sets. No primeiro deles, a seleção conseguiu abrir uma vantagem de três pontos nos dois primeiros tempos técnicos, ao fazer 8 a 5 e 16 a 13. Em seguida, em bloqueio de Lucão, os brasileiros fizeram 18 a 15. Entretanto, os norte-americanos reagiram na reta final da parcial, empataram em 22 a 22 e a alternância de pontos seguiu até que Sidão conseguiu assegurar 27 a 26 com um ataque e depois com um saque. Mas o set só foi ser fechado com Maurício Borges, que liquidou em 31 a 29.

No segundo set, os Estados Unidos é que tomaram primeiro a dianteira no placar e chegaram a ir para a segunda parada técnica com a boa vantagem de 16 a 11. Entretanto, o Brasil começou a reagir aos poucos, reduziu o placar para 18 a 15 e depois para 19 a 17. Em, em um bloqueio de Evandro, empatou em 20 a 20. E, após a igualdade seguir até o 23 a 23, a equipe nacional fez 24 a 23 e, mais uma vez com Maurício Borges, fechou a parcial em 25 a 23.

No terceiro set, o Brasil voltou a mostrar que estava mais perto da vitória ao abrir fazer 7 a 4 em um ponto de Wallace. Os norte-americanos, porém, não se entregavam e rapidamente foram buscar a diferença e chegaram a empatar em 22 a 22 na reta final do set, quando Bernardinho pediu tempo. E, após um ataque de Wallace, o match point acabou vindo para os brasileiros, que aproveitaram a chance e encerraram a partida com um bloqueio.

Com a derrota desta quarta, os Estados Unidos estacionaram nos três pontos e ficaram na terceira posição da Copa dos Campeões, enquanto o Irã vem logo atrás, com dois pontos. Em jogo a ser encerrado ainda nesta quarta, Rússia e Japão, derrotados em suas estreia, fecham a segunda rodada da competição.

O Brasil entrou em quadra nesta quarta com Bruno, Wallace, Sidão, Lucão, Lucarelli e Maurício Borges, além do líbero Mário Jr. Durante o duelo, Evandro, Raphael e Maurício Souza foram colocados em quadra por Bernardinho, que está usando essa Copa dos Campeões também para testar novos valores do vôlei nacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna