O Brasil começou bem na fase final da Liga Mundial, disputada em Belgrado, na Sérvia: derrotou a seleção de Cuba por 3 sets a 1, com parciais de 25/18, 23/25, 25/17 e 25/19, e mostrou que chega com força para buscar seu oitavo título na competição. Um dos principais destaques da renovada equipe brasileira foi o ponta Thiago Alves, que entrou no terceiro set, no lugar de Giba, permaneceu em quadra na última parcial e praticamente definiu a partida, com três pontos seguidos de saque num momento em que Cuba ameaçava complicar o jogo.

continua após a publicidade

O resultado deixou o Brasil muito perto das semifinais da Liga Mundial. Líder do Grupo F, com os mesmos três pontos de Cuba, a equipe enfrenta a Argentina nesta sexta-feira, às 12h30 (de Brasília), e só precisa vencer dois sets para anotar mais um ponto e assegurar seu lugar entre as quatro melhores seleções do torneio.

Os principais pontuadores foram o ponta Murilo e o oposto Leandro Vissotto, com 17 pontos cada um, seguidos pelo meio-de-rede Lucão, com 15 pontos. Thiago Alves, atuando em pouco mais de um set, terminou o jogo com 10 pontos, sendo seis deles direto de saque. Com um serviço poderoso, o Brasil conseguiu 12 pontos nesse fundamento, além de facilitar o trabalho do bloqueio, responsável por 17 pontos.

Pelo lado de Cuba, os destaques foram o ponta Yoandi Leal, com 13 pontos, e o meio-de-rede Simon, com 12. O garoto Wilfredo Leon, de apenas 15 anos, fez 10 pontos. Cuba agora torce por uma vitória brasileira contra a Argentina, por qualquer placar, para avançar às semifinais com a segunda melhor campanha na chave.

continua após a publicidade

Pelo Grupo E, os Estados Unidos, que estrearam com derrota para a Sérvia, enfrentam às 15h30 (de Brasília) desta quinta a Rússia, e precisam vencer para manter as chances de classificação. Na sexta, sérvios e russos, no mesmo horário, fazem o último jogo da chave.