Em um jogo dramático contra a Argentina, o Brasil conquistou na noite deste sábado o título do Campeonato Sul-Americano Sub-17. Em Iquique, no Chile, a seleção brasileira vencia por dois gols, mas permitiu o empate por 2 a 2 dos argentinos, já no fim do tempo regulamentar. A decisão então foi para os pênaltis. E depois de 18 cobranças, o time comandado pelo técnico Lucho Nizzo enfim conseguiu a vitória e o tricampeonato consecutivo do torneio.
O título no Chile foi o nono do Brasil no Sul-Americano da categoria. Antes da conquista, porém, a seleção brasileira e a Argentina já tinham garantido vaga no Mundial Sub-17, que será disputado na Nigéria, entre 24 de outubro e 15 de novembro deste ano. Além dos brasileiros e dos argentinos, a Colômbia e o Uruguai também conseguiram a classificação para a competição na África.
Para sair do gramado em Iquique com a vitória sobre os arquirrivais sul-americanos, o Brasil começou bem na partida e fez 1 a 0 ainda com quatro minutos, quando Zezinho aproveitou sobra de bola e bateu no canto. No entanto, o domínio brasileiro durou pouco e a Argentina começou a pressionar. Ainda no primeiro tempo, a seleção conseguiu o objetivo de manter o triunfo parcial, mesmo com os argentinos criando boas chances.
Na etapa final, Philippe Coutinho fez 2 a 0 aos dez minutos, após contra-ataque rápido, e parecia selar o título da competição. Mas aos 21 Gonzalez descontou. Os argentinos foram para cima e acabaram chegando ao gol e um pênalti cometido por Romário, que colocou a mão na bola dentro da área. Aos 42, Espindola cobrou e deixou tudo igual em Iquique. Nas penalidades, a Argentina errou mais e o Brasil acabou confirmando a conquista.