A seleção brasileira conquistou na noite de sábado o título do Campeonato Sul-Americano Sub-17, realizado no Equador, ao derrotar a Argentina por 3 a 2, em partida realizada no Estádio Casablanca, na cidade de Quito. O vice-campeonato do torneio ficou com o Uruguai, que empatou, também no sábado, com o Equador por 1 a 1. O Brasil é o maior vencedor do Sul-americano Sub-17, com dez títulos. Os outros nove troféus foram conquistados em 1988, 1991, 1995, 1997, 1999, 2001, 2005, 2007 e 2009.
As quatro seleções se classificaram para o Mundial Sub-17 e para os Jogos Pan-Americanos, que serão realizados neste ano no México. O Brasil terminou o hexagonal final com 13 pontos, seguido por Uruguai, com nove, Argentina, com sete, Equador, com seis, Colômbia, com quatro, e Paraguai, com apenas um ponto.
Este foi o segundo título conquistado pelas seleções de base do Brasil em 2011. Em fevereiro, a seleção brasileira foi campeã do Sul-Americano Sub-20 “Os resultados não estavam correspondendo e por isso fizemos uma mexida. O Ney Franco foi contratado como coordenador, para trabalhar de maneira conjunta com o Mano Menezes, e os títulos começaram a aparecer mais rapidamente do que se esperava”, afirmou Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
Na partida de sábado, O Brasil abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, com um gol marcado pelo atacante Léo, do Cruzeiro. A Argentina chegou ao empate aos 31 com Eduardo Báez, mas a seleção brasileira voltou a ficar em vantagem no minuto seguinte, com um gol feito pelo meia Guilherme, do Vasco.
O zagueiro Matheus, do Grêmio, fez o terceiro gol da seleção brasileira, aos 32 minutos do segundo tempo. A Argentina ainda diminuiu, com Federico Andrada, aos 34 minutos, mas não impediu a vitória e a conquista do título do Sul-Americano Sub-17 pela seleção brasileira. Juan Mascia, do Uruguai, foi o artilheiro da competição com seis gols.
Confira a campanha do Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-17:
Primeira fase:
Brasil 4 x 3 Venezuela
Brasil 2 x 1 Chile
Brasil 1 x 2 Paraguai
Brasil 5 x 1 Colômbia
Hexagonal final:
Brasil 0 x 0 Uruguai
Brasil 1 x 0 Colômbia
Brasil 3 x 2 Equador
Brasil 3 x 1 Paraguai
Brasil 2 x 1 Argentina