Depois de conquistar quatro medalhas nas disputas individuais, o Brasil manteve o bom desempenho neste domingo na inédita competição por equipes mistas do Mundial de Judô, que está sendo realizado em Budapeste, na Hungria. Com extrema tranquilidade, os judocas brasileiros venceram seus confrontos e se garantiram na semifinal.

continua após a publicidade

A primeira disputa foi contra a Polônia, nas oitavas de final. E o Brasil avançou com muita tranquilidade, ao ganhar por 5 a 1. Rafaela Silva (57kg), Marcelo Contini (73kg), Maria Portela (70kg), Eduardo Bettoni (90kg) e Maria Suelen Altheman venceram suas lutas e abriram 5 a 0. Prata no Mundial, ao perder somente para o bicampeão olímpico francês Teddy Riner, David Moura foi derrotado na última luta, mas a equipe brasileira já estava garantida nas quartas.

continua após a publicidade

O duelo, então, foi contra o Canadá. E, depois de Rafaela Silva perder a primeira luta, Marcelo Contini, Maria Portela, Victor Penalber, Maria Suelen e Rafael Silva venceram na sequência e garantiram o mesmo placar de 5 a 1. O adversário da equipe brasileira na semifinal será a Rússia.

continua após a publicidade

Essa é a primeira vez que a Federação Internacional de Judô está testando a disputa por equipes mistas, evento que está confirmado no programa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Antes, as provas eram separadas por gênero e não eram disputadas na Olimpíada.