O técnico Morten Soubak anunciou nesta quinta-feira a convocação da seleção brasileira feminina de handebol para a disputa do Mundial da Sérvia, marcado para acontecer de 6 a 22 de dezembro. Ao todo, foram chamadas 16 jogadoras, juntando estrelas como Alexandra Nascimento e Dani Piedade com novatas como Amanda de Andrade e Elaine Gomes Barbosa.
A seleção brasileira terminou em quinto lugar no último Mundial, disputado há dois anos, em São Paulo, e também teve uma campanha histórica na Olimpíada de Londres, no ano passado, ao conseguir a sexta posição. Diante disso, a equipe do Brasil vai ao campeonato agora em dezembro na Sérvia com boas perspectivas de brigar por um lugar no pódio.
O Brasil está no Grupo B do Mundial, ao lado de Argélia, China, Dinamarca, Japão e Sérvia, sendo que disputará a primeira fase na cidade de Nis. As convocadas devem ser reunir a partir do dia 20 de novembro para uma fase de treinamento na Áustria, onde grande parte das atletas da seleção joga atualmente – existe um convênio com a equipe do Hypo Nö.
Além dos treinos na Áustria, a seleção ainda fará amistosos na Polônia antes de embarcar para a Sérvia. Para o Mundial, Soubak já conta com o entrosamento natural das jogadoras que atuam juntas no time austríaco e ainda têm em mãos nomes de destaque no cenário internacional, especialmente Alexandra Nascimento, eleita a melhor do mundo em 2012.
Confira a lista de convocadas para o Mundial:
Goleiras – Bárbara Arenhart (Hypo Nö – Áustria) e Mayssa Pessoa (HK Dínamo Volgograd – Rússia)
Armadoras – Amanda de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Cavaleiro (Hypo Nö – Áustria), Eduarda Amorim (Gyori Audi ETO – Hungria) e Karoline de Souza (Team Tvis Holstebro – Dinamarca)
Centrais – Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö – Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Mayara Fier de Moura
Pontas – Alexandra do Nascimento (Hypo Nö – Áustria), Fernanda França da Silva (Hypo Nö – Áustria), Jéssica Quintino (Sport Club Vistal Gdynia – Polônia) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball – França)
Pivôs – Daniela Piedade (Rokometni Klub Krim – Eslovênia), Elaine Gomes Barbosa (Força Atlética-GO) e Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö – Áustria)