Emoção, taquicardia e adrenalina. Esse é o resumo da mais dramática vitória brasileira em mundiais de vôlei, na partida de ontem entre Brasil e Itália, que acabou com a vitória brasileira por 3 sets a 2 ontem à noite, com parciais de 25-23, 25-23, 23-25, 26-28 e 15-13. O resultado levou a equipe do técnico Bernardo Resende à semifinal da competição, que está sendo disputada na Argentina.
O Brasil enfrenta a Iugoslávia, atual campeã olímpica, na próxima fase, hoje, às 21h, com transmissão ao vivo da Sportv. A Rússia já garantiu vaga nas semifinais após bater a Grécia por 3 a 0 enquanto Argentina x França decidiram (após o fechamento desta edição) a última vaga para a semifinal.
O confronto das quartas-de-final foi o mais equilibrado do torneio, mas os brasileiros levaram a melhor. Brasil e Iugoslávia, atual campeã olímpica, jogam na quinta-feira, às 21h. As duas equipes disputaram a semifinal da Liga Mundial, em agosto, com vitória dos brasileiros em cinco sets.
O jogo começou parelha, com as duas equipes se revezando à frente no placar.
Mas os brasileiros conseguiram abrir três pontos com 21-18 no fim da parcial. Erros de recepção no entanto, permitiram o empate da Itália.
O Brasil fechou a série depois de um ótimo saque do meio-de-rede Henrique, que dificultou a recepção da Itália. No contra-ataque, Nalbert fechou em 25-23.
O segundo set parecia um repeteco do primeiro, e os brasileiros só abriram vantagem significativa no fim: 24-21, de novo com saques forçados de Henrique, fechando no mesmo placar: 25-23.
O terceiro set começou dando pinta de vitória brasielira, que abriu 5-2. Mas os italianos reagiram, principalmente com os ataques de Fei, e voltaram a equilibrar.
No fim da parcial no entanto, os italianos deram o troco com 25-23.
O set seguinte marcou pelo saque forçado italiano, que dificultou a recepção de saque de Vermiglio e a Itália abriu 9-7. Os brasileiros só alcançaram o empate aos 21 pontos. Mas os europeus mantiveram a vantagem e empataram a partida com 28-26. No tie-break, Bernardinho optou por Giovane no lugar de Giba e o Brasil venceu por 15-13.