Brasil abre a Segunda fase contra ucranianos

Taipé (AE) – O Brasil entra em quadra hoje pela segunda e decisiva fase do V Mundial de Futsal em Taiwan contra o time da Ucrânia, às 6h de Brasília, na abertura da segunda fase da competição.

Mas o principal adversário da equipe pentacampeã do mundo, se contarmos os mundiais organizados pela antiga Fifusa em 1982 e 1985, é o próprio Brasil. Vários jogadores do País participam do mundial por outras seleções, como Itália e Espanha que estão no grupo F nesta segunda fase.

Além dos atletas, o País fornece também mão-de-obra técnica para equipes deste torneio. Dois treinadores nacionais trabalham com seleções asiáticas. São eles Sérgio Sapo, treinador do Japão, e Gláucio Castro, que dirige a Tailândia.

Além de Brasil x Ucrânia, a Argentina enfrenta os Estados Unidos pelo grupo E. Na outra chave, os espanhóis encaram os checos, enquanto a Itália joga contra o time de Portugal. Os dois primeiros colocados de cada grupo enfrentam o segundo lugar da outra chave nas semifinais, na próxima sexta-feira. A final acontece no sábado, dia 5, depois da disputa do terceiro lugar.

Exagero

O caso mais exagerado da invasão brasileira em seleções internacionais do futsal é o da Itália. O time italiano conta com 12 brasileiros entre os 14 jogadores do elenco, todos eles oriundi, descendentes de italianos. Entre os principais atletas estão Anderson Pellegrini, Adriano Foglia e Vinícius Bacaro, autor do gol na final da Eurocopa, no ano passado.

Apesar do perigo de cruzar com jogadores que conhecem nosso estilo de jogo, os dirigentes estão otimistas. "Ainda assim, acredito no hexacampeonato", defende o vice-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), Carlos Bettencourt. Ao todo são 28 os brasileiros que estão neste mundial. Além dos 14 que jogam pelo Brasil e dos oriundi, Marcelo dos Reis e o goleiro Rafael Perez entram em quadra pela Espanha.

O técnico da equipe brasileira, Fernando Coelho Ferreti, acredita que os brasileiros que jogam por seleções estrangeiras não prejudicam seu time. "Eles vão para o país e agradam, vejo isso com alegria, pois mostra nossa qualidade."

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo