Port Elizabeth, África do Sul – O Brasil 1 voltou a disputar a segunda perna da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo. Depois de fazer reparos na cidade sul-africana de Port Elizabeth, o barco brasileiro partiu na manhã de ontem para Melbourne, na Austrália.
A segunda perna da Volvo começou no último dia 2, mas o Brasil 1 sofreu danos e precisou voltar. Depois disso, o barco brasileiro ficou 5 dias parado, fazendo os reparos. Mas a tripulação do comandante Torben Grael decidiu partir para a Austrália competindo, sem pular a etapa. Mesmo porque, pode somar importantes pontos na classificação geral da prova.
"Todo mundo está muito empolgado por voltar à competição. O barco está se comportando muito bem depois dos reparos. Os reforços que fizemos devem evitar que problemas assim voltem a acontecer. O plano é chegar a Melbourne até o fim desse mês", explicou Torben.
Agora, a tática adotada pelos tripulantes do barco brasileiro é procurar os ventos fortes da região. "Devemos ir direto para sul e depois, gradualmente, rumar para leste. A viagem deve ser rápida até o primeiro ?ice gate’. Mas então os ventos diminuem por causa de uma área de alta pressão. Só devemos retomar uma rota mais ao sul depois do segundo ?ice gate’", explicou Torben Grael.
A segunda etapa, que deve terminar em uma semana para os demais barcos, tem, além dos dois portões de pontuação (nas Ilhas Kerguelen e na Ilha Eclipse), dois "portões de gelo" ou "ice gates", estabelecidos pela organização como medida de segurança. A análise da região por onde os veleiros normalmente passariam mostrou uma quantidade muito grande de icebergs e por isso foi limitado o acesso ao sul do globo.
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