O Brasil 1 ligou o motor e está oficialmente fora da segunda perna da Volvo Ocean Race, a mais tradicional regata de volta ao mundo. Após perder o mastro na última quarta-feira, o barco brasileiro não vai completar velejando o percurso que começou dia 2 na Cidade do Cabo, na África do Sul, e terminaria em Melbourne, na Austrália. Agora, a equipe entra em uma corrida contra o relógio para estar pronta para as próximas etapas da competição, a regata local do dia 4 de fevereiro e a largada para a terceira perna, no dia 12.
?Quando o mastro quebrou, ainda pensávamos em chegar até a ilha Eclipse e conquistar um ponto. Mas a distância de 1.500 milhas náuticas é muito grande quando se tem apenas um mastro de seis metros. A demora é muito maior do que esperávamos?, disse o norueguês Knut Frostad.
O barco do comandante Torben Grael está a cerca de 800 milhas da costa e segue agora para o porto da cidade de Fremantle, onde será desmontado e irá de caminhão para Melbourne. Como a distância até a Austrália ainda é grande, o Brasil 1 terá a ajuda de um pesqueiro. O barco deve chegar em terra no dia 26.
?Para desmontar todo o veleiro e colocá-lo dentro do caminhão, precisaremos de dois dias. Depois, teremos de transportar o barco pela Austrália e deveremos chegar no dia 31, mesmo dia em que devemos receber nosso mastro reserva da Europa. Então teremos três dias para consertar o barco, dar uma ajustada no mastro para armá-lo, recolocar a quilha, pôr o barco na água, preparar as velas e, enfim, estarmos prontos para a regata local no dia 4?, completou Frostad.