Às 12h10 (de Brasília) de ontem, o Brasil 1 de Torben Grael foi o primeiro barco a passar pelo portão de gelo. Os brasileiros estão mais ao norte de todos e tecnicamente são o segundo time mais distante do Rio de Janeiro, mas pelo jeito, a decisão de passar o portão pelo norte deu certo.
Eles alcançaram o vento norte primeiro e se tornaram os mais rápidos, navegando a 18 nós de velocidade. "Todos sabem que essas condições não são as mais freqüentes por aqui, por isso estamos nos preparando para seguir com ventos ainda mais fortes", disse o tripulante Kiko Pellicano. "Em 20 horas nós alcançaremos cerca de 55 nós de velocidade."
Dos outros quatro barcos que decidiram se aproximar do portão pelo sul, os Piratas do Caribe provavelmente serão os próximos a atravessá-lo. Em seguida estão os outros barcos do grupo que vêm com uma velocidade parecida.
A exceção é o ABN Amro 2, comandados por Sebastien Josse, que infelizmente estão na área entre as duas rotas. Eles não seguiram em direção ao norte o bastante para aproveitar os novos ventos, como o Brasil 1, e acabaram encontrando as mesmas condições climáticas do resto da flotilha, que navega pelo sul.
O próximo ponto obrigatório será o segundo portão de gelo, que os levará ao Cabo Horn. Antes desse ponto a baixa pressão atmosférica ao norte da flotilha vai se intensificar e tornar a principal influência climática para todos os barcos. O resultado será fortes ventos de noroeste com mais de 40 nós ao norte dos portões de gelo, tornando a competição mais rápida.
Ontem, Steve Hayles, navegador do Ericsson, quase esqueceu do seu 33.º aniversário. Ele escreveu um relato emocionado lembrando que quando completou 21 anos estava exatamente na mesma situação: em alto-mar, competindo num veleiro Volvo Ocean 60, contornando o Cabo Horn. "É claro que existem muitas coisas melhores para fazer aos 21 do que navegar sem destino, a milhas de distância da terra firme mais próxima, mas a verdade é que para mim isso não tem muita importância. É muito difícil descrever esse vício, especialmente porque na maior parte do tempo a bordo nós não estamos nos divertindo", disse Hayles.
Os espanhóis do Movistar, comandados por Bouwe Bekking, seguiram pelo norte em direção ao primeiro portão de gelo em formação com o ABN Amro 1 (HOL) de Mike Sanderson e com o Piratas do Caribe (EUA) de Paul Cayard.
Segundo Bekking, a sua tripulação parecia um grupo de escoteiros, com tudo de melhor, sacos de dormir, casacos impermeáveis e botas. eles estiveram nos mares do sul durante os treinos no ano passado, quando levaram o barco da Austrália para a Espanha e aprenderam todos os detalhes da rota.