Mike Sanderson, capitão do líder ABN AMRO ONE (HOL), tomou uma decisão de mudança na noite de ontem que lhe custou oito milhas náuticas em 12 horas. Mas ontem à tarde parece ter voltado à antiga forma, ganhando onze milhas de vantagem em seis horas em relação ao segundo colocado, Movistar (ESP/Bouwe Bekking).
Todos os barcos seguem com velocidades altas em direção ao Caribe. O único porém das boas condições climáticas atuais é que não colaboram muito com oportunidades de ultrapassagens, apesar de os ventos ascendentes permitiem que diversos tipos de velas sejam usados.
Tentando manter contato com o líder, o barco espanhol teve que lidar com o seu próprio drama ontem à noite. ?Foi a noite do peixe voador. Entre às 19h e 20h a gente sofreu um ataque deles. O Stu Bannatyne, que não é a menor pessoa do mundo, foi atingido no rosto enquanto pilotava o barco, Big Mikey (Howard) foi atingido no peito e o Pepe Ribes no braço. Tinha peixe por todos os lados no barco?, disse o capitão Bekking.
?Com a lua tão brilhante era possível ver alguma coisa voando na nossa direção. Imagine o nosso barco a 19 nós de velocidade e um peixe com velocidade parecida. Assim você pode sentir quando eles batem em você a aproximadamente 60 km/h. Parecia uma luta de boxe no convés, com corpos se movendo o tempo todo para desviar dos peixes?, completou.
A briga pelo terceiro lugar esquentou depois que o Piratas do Caribe (Paul Cayard) alcançou e ficou colado ao Brasil 1 durante toda a tarde, e finalmente às 13h (de Brasília) o barco norte-americano conseguiu uma vantagem de duas milhas náuticas em relação aos brasileiros.
Ontem o capitão do Piratas do Caribe, Paul Cayard, notou que a vela para ventos constantes não estava tão rápida e começou a ficar paranóico com a possibilidade de alguma coisa estar enroscada em torno da quilha. Então pediu que Anthony Merrington e Erle Williams pulassem no mar para checar. Realmente não havia nada. Pelo jeito a velocidade do barco voltou hoje e eles finalmente conseguiram ultrapassar os brasileiros.
Na última colocação está o ABN Amro 2 (HOL/Sebastien Josse) ainda mais lento. Os jovens holandeses perderam 16 milhas náuticas em relação ao líder nas últimas 24 horas.