O Braga confirmou nesta quinta-feira a força de Portugal e a decepção do futebol inglês na Liga Europa. Em Liverpool, o time português não se amedrontou, encarou os donos da casa de igual para igual, segurou o empate em 0 a 0 e, graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, avançou às quartas de final da competição.
Com a classificação de Porto e Braga na segunda leva de jogos desta quinta-feira, as quartas de final da Liga Europa terão três times portugueses – antes, o Benfica havia avançado. A Inglaterra deixou a disputa pelo título, com o City e o Liverpool, favoritos, sendo eliminados.
Assim, as cinco maiores forças do futebol europeu só terão um representante entre os oito melhores da Liga Europa, o espanhol Villarreal. Seguem também dois holandeses (PSV e Twente), um russo (Spartak) e um ucraniano (Dínamo).
Os resultados desta quinta devem confirmar Portugal no sexto lugar do ranking da UEFA ao final da temporada, ultrapassando a Rússia. Com isso, a partir de 2012/2013, o Campeonato Português passaria a dar uma terceira vaga à Liga dos Campeões, ante duas atuais.
OS JOGOS – Poupando titulares – incluindo Nilmar – depois de abrir vantagem de 3 a 2 no jogo de ida, na Alemanha, o Villarreal não teve dificuldades em voltar a vencer o Bayer Leverkusen nesta quinta-feira e também avançar. Cazorla e Rossi, para os espanhóis, e Derdiyok, para os visitantes, marcaram na vitória por 2 a 1 dos donos da casa.
Nilmar entrou em campo na metade da segunda etapa, substituindo Rossi. Pelo Bayer, Renato Augusto foi o mais perigoso, mas não conseguiu furar a zaga espanhola.
No confronto entre Hulk e Vagner Love, quem levou a melhor foi o jogador do time português. No Estádio do Dragão, o atacante da seleção abriu o placar no primeiro minuto e ajudou o Porto a vencer o CSKA por 2 a 1 e garantir vaga nas oitavas – no jogo de ida, em Moscou, vitória portuguesa por 1 a 0. Guarín e Tosic também marcaram.
Vagner Love, porém, foi muito bem marcado e pouco apareceu. O brasileiro sofreu sete faltas, deu somente um chute a gol e deixou o campo com um cartão amarelo. Helton e Fernando, pelo Porto, foram outros brasileiros que entraram em campo.
O oitavo time a se classificar foi o PSV, que não tomou conhecimento da torcida escocesa, venceu o Rangers por 1 a 0 fora de casa e se confirmou como o segundo time holandês nas oitavas. Lens marcou.