O dia foi dos visitantes na abertura da fase eliminatória da Liga Europa. Nesta terça-feira foram realizados dois dos 16 jogos de ida programados para esta semana – os demais são na quinta-feira. Fora de casa, o Olympiakos bateu o Rubin Kazan por 1 a 0 e o Besiktas venceu o Braga por 2 a 0. As partidas de volta acontecem daqui a duas semanas.
O time português não sabia o que era perder desde novembro do ano passado. Desde então, havia vencido 11 vezes e empatado uma. Vice-campeão da Liga Europa no ano passado, foi derrotado na hora errada. Em casa, foi batido pelo Besiktas com gols de Sivok, aos 37 minutos do primeiro tempo, e Simão, aos 13 do segundo. A equipe da casa atuou com um a menos desde os 29 minutos de jogo, quando Hélder Barbosa recebeu o segundo amarelo e foi expulso por simulação.
O jogo que abriu a fase eliminatória aconteceu em Kazan, na Rússia, onde o Rubin foi surpreendido pelo Olympiakos. O time grego saiu na frente aos 26 minutos do segundo tempo, com David Fuster.
Dois minutos depois, o goleiro Megyeri cometeu pênalti sobre Karadeniz e foi expulso, deixando o Olympiakos com um a menos. O espanhol autor do gol teve que sair para entrar o goleiro reserva Roy Carrol. O ex-jogador do Manchester United impediu o empate defendendo a batida do israelense Bibras Natcho.