O finlandês Valtteri Bottas não deu chances para ninguém na segunda sessão de treinos livres para o GP de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, a 21.ª e última etapa da temporada de 2018 da Fórmula 1. Nesta sexta-feira, o piloto da Mercedes desbancou a dupla da Red Bull – formada pelo holandês Max Verstappen e o australiano Daniel Ricciardo -, que havia feito a dobradinha na primeira atividade pela manhã, e foi o mais rápido do dia. Fez a sua melhor das 37 voltas que deu no circuito de Yas Marina em 1min37s236.

continua após a publicidade

Os rivais da Red Bull ficaram logo atrás na mesma ordem da primeira sessão de treinos livres. Verstappen ficou com a segunda colocação com apenas 44 milésimos de segundo a menos que Bottas – fez 1min37s280. Ricciardo veio na sequência com 1min37s428. Pentacampeão mundial por antecipação, o inglês Lewis Hamilton colocou a sua Mercedes em quarto lugar, com 1min37s443.

continua após a publicidade

A sessão da tarde de treinos livres mostrou muito equilíbrio entre as três principais equipes. Tanto que a diferença do tempo de Bottas para o sexto colocado, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, foi de apenas 0s333 – o tetracampeão mundial marcou a sua melhor volta em 1min37569. Um pouco à frente, em quinto, o finlandês Kimi Raikkonen, também da escuderia italiana, fez 1min37s461. É um bom indício de uma luta equilibrada pela última pole position da temporada.

continua após a publicidade

Já fora da casa de 1min37s, o francês Romain Grosjean, da Haas, conseguiu a sétima colocação com 1min38s060. Para fechar o Top 10 do segundo treino livre em Abu Dabi, ele foi seguido, na ordem, pelo alemão Nico Hulkenberg, da Renault; pelo dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas; e pelo francês Esteban Ocon, da Force India, que na primeira sessão havia feito o quinto melhor tempo.

O espanhol Fernando Alonso, por sua vez, teve um desempenho bem melhor em relação ao primeiro treino livre, quando ficou apenas em 19.º e penúltimo lugar. Na segunda sessão, o bicampeão mundial, que se despede da Fórmula 1 neste final de semana, levou a McLaren ao 13.º lugar, à frente da Force India do mexicano Sergio Pérez e da Sauber do monegasco Charles Leclerc.

Os pilotos voltam ao circuito de Yas Marina neste sábado, às 8 horas (de Brasília), para a terceira sessão de treinos livres, enquanto que o treino oficial de classificação que vai decidir o grid de largada começa às 11 horas. A corrida, no domingo, será às 11h10.