O Campeonato Mundial de Atletismo de Londres foi palco de uma cena pouco comum nesta quarta-feira. No Estádio Olímpico, Isaac Makwala foi a estrela única em ação e, sozinho, diante de arquibancadas lotadas, precisava provar que merecia uma vaga nas semifinais dos 200m, prova na qual é um dos favoritos. Foi o que ele fez. Com a marca de 20s20, o atleta de Botsuana manteve-se na briga pelo ouro.
A saga de Makwala em Londres começou na última segunda-feira. Sentindo-se mal, sofrendo com problemas estomacais, ele não teve condições de correr as eliminatórias dos 200m naquele dia. Na terça, os mesmos sintomas o impediram de participar também das primeiras baterias dos 400m.
Neste segundo dia, Makwala chegou a ir ao Estádio Olímpico, mas teve a entrada impedida pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), que alegou ter diagnosticado o atleta com um vírus – informação negada por ele – e explicou que o botsuanês precisava ficar de quarentena.
Com o diagnóstico dos mesmos sintomas em cerca de outros 30 atletas, e diante da importância de Makwala para a prova, a IAAF permitiu que ele disputasse a eliminatória sozinho nesta quarta. O botsuanês precisaria superar a marca de 20s53 para se garantir entre os semifinalistas.
E foi o que ele fez. Mesmo com a chuva, Makwala aproveitou o apoio da torcida e garantiu a classificação, antes de fazer flexões após a linha de chegada, mostrando estar mesmo em forma. Agora, o atleta terá cerca de apenas duas horas para se recuperar, já que correrá as semifinais por volta das 16h55 (de Brasília).