A temporada de 2011 começou com um susto no Botafogo. No dia em que o elenco comandado pelo técnico Joel Santana voltou aos treinos nesta quarta-feira pela manhã, o volante Somália foi vítima de um sequestro-relâmpago quando se dirigia ao Engenhão, estádio onde foi realizada a atividade.
O Botafogo confirmou que Somália passa bem após o ocorrido, mas revelou que ele teve de ir à delegacia (16.º DP da Barra da Tijuca) para prestar queixa. Desta forma, ele ficou fora do primeiro treino do ano no clube.
Enquanto Somália prestou depoimento, o elenco botafoguense começou uma semana de atividades que serão realizadas no CT João Saldanha e no Engenhão. Já no próximo dia 13, o elenco viajará para Teresópolis, região serrana do Rio, para dar sequência à pré-temporada na Granja Comary.
Além de Somália, a outra única ausência no treino do Botafogo foi a do goleiro Milton Raphael, que integra a seleção brasileira Sub-20 que se prepara, em Teresópolis, para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado de 16 de janeiro a 12 de fevereiro, no Peru, e dará duas vagas para a Olimpíada de 2016.