O início de ano do Botafogo é animador. Neste sábado, a equipe conquistou a quarta vitória em quatro rodadas do Campeonato Carioca ao superar o Olaria, por 3 a 1, no Engenhão. Com isso, permanece com 100% de aproveitamento, na liderança do Grupo B da Taça Guanabara – o primeiro turno do estadual -, agora com 12 pontos. Nos últimos três jogos, o time comandado por Joel Santana marcou 12 gols.
Em partida disputada debaixo de forte sol, o Botafogo conseguiu marcar um gol logo no começo da partida, aos 13 segundos. O meia Renato Cajá recebeu na entrada da área e chutou com força, no canto direito da meta defendida pelo goleiro Renan Moura, que saltou em vão e viu a bola ‘morrer’ na rede. “Entrei ligado, querendo e fui feliz”, disse o autor do gol mais rápido do Carioca até agora.
Depois de fazer 1 a 0, o Botafogo se acomodou, relaxou, ficou devendo bom futebol no primeiro tempo, e viveu de raros lampejos. Assim, o Olaria atuou melhor nos 45 minutos iniciais. Esteve mais bem organizado, chegou com mais perigo, porém, pecou pela falta de eficiência e não soube transformar sua superioridade em gols. A equipe também esbarrou na boa atuação do goleiro Jefferson, em grande fase.
O Olaria teve uma chance claríssima para empatar a partida no começo do segundo tempo. Mas Jefferson, um dos destaques do jogo, entrou em ação novamente. Ele defendeu um chute à queima-roupa do atacante Valdir e foi aplaudido de pé pela torcida. E o Botafogo fez o segundo gol pouco depois, com Loco Abreu, aos oito minutos.
Porém, o Olaria diminuiu a vantagem do Botafogo aos dez minutos, com gol de Vinícius, e renovou a esperança de, ao menos, conseguir um empate. Mas Loco Abreu – novamente ele – esfriou a reação do time da Rua Bariri com um golaço aos 14 minutos. Na saída do goleiro Renan, o jogador uruguaio deu um leve toque de cobertura, com muita categoria, e correu para festejar, garantindo a quarta vitória do Botafogo na Taça Guanabara.
Em outros jogos disputados neste sábado, o Duque de Caxias empatou por 3 a 3 com o Madureira, o Nova Iguaçu bateu o América por 2 a 0 e o Resende superou o Volta Redonda por 1 a 0.
Ficha técnica:
Botafogo 3 x 1 Olaria
Botafogo – Jefferson; João Filipe, Antônio Carlos e Márcio Rosário (Alessandro); Lucas (Caio), Bruno Tiago, Marcelo Mattos, Renato Cajá (Marcos Vinícius) e Somália; Herrera e Loco Abreu. Técnico – Joel Santana.
Olaria – Renan; Ivan, Thiago, Rafael e Amarildo; David, Victor, Danilo e Renan Silva; Felipe (Renato) e Valdir (Vinícius). Técnico – Luiz Antônio Ferreira.
Gols – Renato Cajá, aos 13 segundos do primeiro tempo; Lobo Abreu, aos 8, Vinícius, aos 10, e Loco Abreu, aos 14 minutos do segundo tempo.
Juiz – William de Souza Nery (RJ)
Cartão amarelo – Márcio Rosário e Loco Abreu (Botafogo); Renan Silva (Olaria).
Renda – não disponível.
Público – 4.394 pagantes.
Local – Estádio do Engenhão, no Rio (RJ).