O Botafogo venceu neste domingo, mas não teve muito o que comemorar: está eliminado do Campeonato Carioca. O time tinha que derrotar o América e torcer para que Olaria ou Fluminense fossem derrotados na última rodada da fase de classificação da Taça Rio. Não deu certo.
O Botafogo até que fez sua parte, ao ganhar do América por 3 a 1, em São Januário, no Rio, mas os outros resultados da rodada não lhe ajudaram. O Fluminense venceu o Nova Iguaçu por 1 a 0 e ficou em primeiro lugar no Grupo B, enquanto o Olaria empatou com o Vasco por 2 a 2 e levou a segunda vaga nas semifinais.
Com isso, o Botafogo foi eliminado da Taça Rio, ficando em terceiro lugar no Grupo B. Esta é a primeira vez desde 2007 que o clube, que é o atual campeão estadual, fica fora de uma semifinal de turno no Campeonato Carioca.
Derrotar o já rebaixado América não era dos desafios mais difíceis. O problema, no entanto, é que o Botafogo não dependia apenas de si para evitar a eliminação precoce na Taça Rio. Agora, a missão botafoguense é se reerguer rapidamente, pois tem uma decisão na quarta-feira, quando disputa vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Por causa do placar de 2 a 2 no Rio, na semana passada, o Botafogo precisa ganhar o Avaí na quarta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, para não ser eliminado também na Copa do Brasil e tornar a semana ainda mais turbulenta.
Neste domingo, o Botafogo jogou o necessário para bater o América. O lateral Lucas fez dois gols – um em cada tempo -, enquanto o atacante uruguaio Loco Abreu também deixou sua marca. Do outro lado, o meia Bruno Reis descontou para o time americano, que não ameaçou a vitória botafoguense em nenhum momento.
Inconformada com o fracasso no Campeonato Carioca, a torcida botafoguense deixou São Januário hostilizando a equipe e pedindo reforços para a disputa do Campeonato Brasileiro. “Não é mole não, Copa do Brasil agora é obrigação”, cantavam os torcedores.
FICHA TÉCNICA:
Botafogo 3 x 1 América
Botafogo – Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, João Filipe e Guilherme (Lucas Zen); Arévalo, Somália, Cidinho e Everton (Bruno Tiago); Herrera e Loco Abreu (Caio). Técnico – Caio Júnior.
América – Paulo Wanzeler; Michel, Alan, Arcelino e Felipe Assis; Léo Oliveira (Emerson), Leandro, Bruno Reis e Paulo Roberto; Wellington e Guilherme (Ruy). Técnico – Marcelo Buarque.
Gols – Lucas, aos 13 minutos do primeiro tempo; Loco Abreu, aos 10, Lucas, aos 36, e Bruno Reis, aos 45 minutos do segundo tempo.
Árbitro – Rodrigo Nunes de Sá.
Cartão amarelo – Guilherme, Alan, Bruno Reis, Antônio Carlos, Leandro, Wellington e Michel.
Cartão vermelho – Ruy.
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio Engenhão, no Rio.