Rio – Na briga para não voltar à zona de rebaixamento da tabela de classificação do Brasileirão, o Botafogo precisa vencer hoje a Ponte Preta, às 16h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). O time carioca está na 16.ª posição, com 11 pontos, e somente não figura entre os ameaçados de descenso porque empatou com o São Caetano, na quarta-feira, e deixou o Fortaleza, que tem o mesmo número de pontos, na 17.ª posição.
Para escalar a equipe, o técnico do Botafogo, Cuca, precisou substituir o goleiro Lopes, que cumpre suspensão automática, por Max. E apesar da igualdade contra o São Caetano, na volta da disputa do nacional, ter sido obtida nos minutos finais do confronto, o treinador optou por não modificar o time.
Mas, a formação tática da equipe está ameaçada de sofrer alterações durante a partida. Cuca poderá iniciar o confronto atuando na armação 4-4-2 e depois utilizar a 3-5-2. Independentemente do sistema escolhido, o atacante Dodô frisou que a equipe precisa melhorar seu desempenho.
?O time tem que ter consistência na defesa e sair para o jogo?, disse Dodô, que é o artilheiro do Botafogo no nacional, com sete gols. ?Precisamos melhorar tanto na forma de defender quanto na forma de sair para o ataque e todos estão cientes disso.?
Clima pesado
Num clima pesado devido as críticas do técnico Marco Aurélio, que acusou o lateral-direito Luciano Baiano e o zagueiro Rafael Santos de simularem contusões, a Ponte Preta tenta se reabilitar da derrota para o Internacional, por 2 a 0, em Porto Alegre. O time campineiro é o 13.º colocado no Brasileiro, com 14 pontos.
BRASILEIRÃO – 12.ª RODADA
Botafogo
Max; Joílson, Rafael Marques, Scheidt e Júnior César; Alê, Ataliba, Claiton e Zé Roberto; Reinaldo e Dodô. Técnico: Cuca.
Ponte Preta
Jean; Thiago Matias, Preto e Luís Carlos; Nei, Carlinhos, Ricardo Conceição, Almir e Iran; Tuto e Luís Mário. Técnico: Marco Aurélio Moreira.
Árbitro: Antônio Hora Filho (SE).
Horário: 16h.
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ).