A estreia do futebol paulista no Campeonato Brasileiro da Série D foi regular. O Botafogo, de Ribeirão Preto, venceu o CENE-MS por 1 a 0, no Mato Grosso do Sul. Por outro lado, o Oeste, de Itápolis, perdeu para o Jonville por 2 a 0, em Santa Catarina. A maior decepção, porém, foi o Santa Cruz, que perdeu em casa por 1 a 0 para o CSA, de Alagoas.
A competição começou no sábado com dois jogos e teve mais 16 neste domingo, prevendo ainda outro nesta segunda-feira e mais um na terça. A primeira fase é disputada por 10 grupos de quatro times cada, que se enfrentam entre si em dois turnos. Apenas os dois primeiros colocados de cada chave seguem adiante.
O único jogo que não terminou foi Treze-PB e River Plate-SE, que por falta de energia elétrica no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, será encerrado nesta segunda, às 15 horas. A partida foi interrompida aos 28 minutos do segundo tempo e será complementado.
O Santa Cruz, um dos times com mais tradição no futebol pernambucano, foi derrotado por 1 a 0 pelo CSA, no estádio do Arruda, no Recife. O gol foi marcado por Everlan, aos 41 minutos do segundo tempo. Mais de 19 mil pagantes foram ao Arrudão.
Confira a 1.ª rodada da Série D:
Sábado
Marcílio Dias-SC 0 x 2 Metropolitano-SC
São José-RS 1 x 0 Operário-PR
Domingo
Madureira-RJ 1 x 0 Tupi-MG
Iraty-PR 2 x 1 Pelotas-RS
Uberaba-MG 4 x 2 América-RJ
Confiança-SE 1 x 0 Potiguar-RN
Central-PE 0 x 1 Fluminense-BA
Joinville-SC 2 x 1 Oeste-SP
Ceilândia-DF 2 x 0 Brasília-DF
Camaçari-BA 1 x 1 Rio Branco-ES
Santa Cruz-PE 0 x 1 CSA-AL
Guarany-CE 0 x 0 Sampaio Corrêa-MA
Náuas-AC 0 x 2 Vilhena-RO
JV Lideral-MA 0 x 0 Flamengo-PI
Mixto-MT 1 x 1 Vila Aurora-MT
CENE-MS 0 x 1 Botafogo-SP
América-AM 3 x 1 Cristal-AP
Treze-PB 1 x 0 River Plate-SE (jogo interrompido, que será completado nesta segunda-feira)
Segunda-feira
20h30
Remo-PA x Cametá-PA
Terça-feira
20h30
Botafogo-DF x Araguaína-TO