Com mais um gol de Herrera, o Botafogo venceu o Friburguense por 2 a 0, nesta quinta-feira, no Engenhão, pela segunda rodada da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca). O resultado manteve o time de Estevam Soares com aproveitamento de 100% no estadual.
Depois de vencer com tranquilidade na estreia, o Botafogo sofreu para faturar sua segunda vitória. No primeiro tempo, Marcelo Cordeiro acertou a trave aos 23. Dez minutos depois, Lúcio Flávio perdeu outra grande chance, ao desperdiçar cobrança de pênalti. O goleiro Marcos fez boa defesa, adivinhando o canto, aos 33 minutos.
Nem a expulsão de Roberto Júnior, logo aos cinco minutos da segunda etapa, serviu para melhorar o futebol da equipe botafoguense. Sem criatividade e com o toque de bola prejudicado pelo campo esburacado, o Botafogo era vaiado por seus torcedores.
Para piorar, o Friburguense conseguiu um pênalti, aos 12 minutos – cometido pelo goleiro Jefferson em Miguel. A sorte foi que Hércules mandou a bola na trave esquerdo do arqueiro botafoguense e o gol não saiu.
O alívio veio do banco de reservas. Renato Cajá entrou em campo para decidir o jogo. Aos 28, recebeu ótimo passe de Eduardo e chutou à saída de Marcos. Aos 43, mais um pênalti assinalado a favor dos donos da casa. Desta vez, Herrera tomou a responsabilidade e selou a vitória.
O Botafogo volta agora suas atenções para o primeiro clássico do ano, domingo, contra o Vasco, no mesmo gramado castigado do Engenhão.
Ficha Técnica:
Botafogo 2 x 0 Friburguense
Botafogo – Jefferson; Alessandro (Diguinho), Antônio Carlos, Wellington e Marcelo Cordeiro; Leandro Guerreiro, Fahel (Renato Cajá), Eduardo e Lúcio Flávio; Jorge Luiz (Caio) e Herrera. Técnico: Estevam Soares.
Friburguense – Marcos; Sérgio Gomes, Cadão, Roberto Júnior e Flavinho; Cassiano, Bidu, Carlos Alberto (Miguel) e Alex (Flávio Santos); Hércules e Leo André (Wallace). Técnico: Cleimar.
Gols – Renato Cajá, aos 28, e Herrera (pênalti), aos 44 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos – Jefferson, Marcelo Cordeiro, Renato Cajá, Eduardo (Botafogo); Sérgio Gomes, Flavinho e Bidu (Friburguense).
Cartão vermelho – Roberto Júnior (Friburguense).
Árbitro – Marcelo de Lima Henrique.
Renda – R$ 112.279,00.
Público – 7.474 pagantes.
Local – Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).