Com um gol do atacante Zé Carlos, aos 21 minutos do primeiro tempo; e outro do meia Iranildo, aos 22 minutos da segunda etapa, o Flamengo venceu o “clássico dos desesperados” contra o Botafogo, por 2 a 0, neste sábado, no Maracanã. A partida foi movimentada na primeira etapa, caindo de ritmo no segundo tempo.
O jogo foi aberto, já que as duas equipes precisavam da vitória para sair da zona de rebaixamento. O Botafogo tomou a iniciativa, mas deixou sempre muitos espaços para os contra-ataques rubro-negros. Em um deles, depois de um bate-e-rebate, a bola sobrou para Zé Carlos, que chutou forte, da entrada da área, marcando um belo gol.
Depois, o Botafogo teve duas chances claras com o atacante Rodrigão, que concluiu ambas na trave.
No segundo tempo, o jogo caiu de ritmo. O técnico do Botafogo remontou sua equipe no 3-5-2, com a entrada do zagueiro Gilmar no lugar do meia Reinaldo. Depois, colocou Daniel e Geraldo nos lugares de Rodrigão e Galeano.
O Flamengo fez uma alteração, colocando Anderson Gils no lugar de Ânderson. Na primeira jogada do meia, que jogou improvisado na lateral-esquerda, a bola chegou ao fundo e foi cruzada para a cabeçada de Iranildo, que ampliou a vantagem rubro-negra.
Aos 28 minutos, Carlos Alberto bateu forte de fora da área. A bola, bem chutada, bateu caprichosamente na trave. O goleiro do Flamengo, Diego, fora do lance, só pôde observar.
A arbitragem de Wagner Tardelli foi confusa. Com muitos cartões amarelos (10, ao todo), o árbitro se limitou a contemporizar os ânimos na segunda etapa, quando pelo menos três jogadores – Iranildo e André Gomes, pelo Flamengo; e Márcio Gomes, pelo Botafogo – mereceram ser expulsos. Aos 30 minutos, Tardelli ignorou falta de Sandro Hiroshi em Allan, que quase resultou no terceiro gol do Flamengo.
Aos 34, Carlos Germano, com uma defesa arrojada, impediu o terceiro gol do Fla, se atirando sobre Zé Carlos, que concluiria livre dentro da área. Aos 36, foi a vez de Diego salvar um contra-ataque do Botafogo, finalizado por Daniel.
O Botafogo ainda tentou pressionar, nos minutos finais, mas sem objetividade. No final da partida, a torcida rubro-negra “saudou” a atuação do adversário com o coro de “ão, ão, ão, segunda divisão”.
Com a vitória, o Flamengo passou para 25 pontos, e depende dos resultados de domingo para se manter fora da zona de rebaixamento. O Botafogo, com 22 pontos e 21 jogos, segue na lanterna do Campeonato Brasileiro.