O Botafogo desperdiçou mais uma chance de assumir a liderança do Campeonato Brasileiro. Com a derrota deste sábado, para o Figueirense, por 1 a 0 – a primeira no Engenhão, este ano pela competição – o clube carioca permaneceu em terceiro lugar, com 55 pontos, e pode ser ultrapassado neste domingo pelo Fluminense, que enfrenta o Internacional, em Porto Alegre.
Se o Botafogo perdeu a oportunidade de “dormir” na ponta, o Figueirense terminou o dia em 5º lugar, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores pela primeira vez neste Brasileirão. O time catarinense suportou a pressão do Botafogo durante todo o jogo e chegou aos 53 pontos. Na tabela de classificação, ultrapassou São Paulo, Internacional e Flamengo.
Sensação deste segundo turno, o Figueirense garantiu sua quinta vitória consecutiva ao balançar as redes logo no início do jogo. Aos 5 minutos, o atacante Júlio César, na ponta direita, arriscou de fora da área. A bola resvalou nas costas do zagueiro botafoguense Fábio Ferreira e encobriu o goleiro Jefferson, que reclamou da liberdade dada ao atacante rival.
Logo depois, aos 7, Júlio César teve nova chance, frente a frente com o goleiro botafoguense, que fez boa defesa. A partir daí, começou a pressão do Botafogo. Aos 8 minutos, o uruguaio Loco Abreu, dentro da área, chutou rasteiro. O goleiro Wilson fez boa defesa, a bola voltou, Loco chutou novamente, mas a bola parou na zaga.
Como o gol de empate não saía, a torcida botafoguense perdeu a paciência, principalmente com o volante Léo, um dos três escalados pelo técnico Caio Júnior no meio-campo. A tentativa de adiantar Renato para a armação não agradou aos torcedores alvinegros, que vaiaram a equipe ao fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa, Léo foi substituído pelo argentino Herrera e o Botafogo passou a jogar no 4-4-2. Apesar do domínio, o time carioca era pouco objetivo. A primeira boa chance veio aos 32 minutos. Após cruzamento de Lucas, Renato desviou e a bola raspou a trave de Wilson.
Aos 36, Lucas cruzou para Loco Abreu. O uruguaio ajeitou de cabeça para o meia Everton, que entrou em lugar de Elkeson, pouco inspirado. O jogador pegou mal na bola, que foi por cima do gol. Aos 45, Renato cobrou volta pela esquerda e Loco Abreu cabeceou no travessão, última chance do Botafogo no jogo. Depois de passar sufoco, o Figueirense segurou a bola no meio-campo e soube administrar o resultado até o apito final.
O time catarinense volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Atlético Mineiro, que tenta se afastar da zona de rebaixamento, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No domingo, o Botafogo fará o clássico com o vice-líder Vasco, no Engenhão.
Ficha Técnica:
Botafogo 0 x 1 Figueirense
Botafogo – Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Léo (Herrera), Marcelo Mattos, Renato, Elkeson (Everton) e Maicosuel; Loco Abreu. Técnico: Caio Júnior.
Figueirense – Wilson; Bruno Vieira (Pablo), Roger Carvalho, Edson Silva e Juninho; Túlio (Jônatas), Ygor, Coutinho (João Paulo) e Elias; Wellington Nem e Júlio César. Técnico: Jorginho.
Gol – Júlio César, aos 5 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos – Elias, Bruno Vieira, Juninho, Wellington Nem e Marcelo Mattos.
Árbitro – Heber Roberto Lopes (PR).
Renda – R$ 505.145,00.
Público – 21.104 pagantes.
Local – Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).