O Botafogo oficializou na tarde desta segunda-feira o que já era há alguns dias: a contratação de Oswaldo de Oliveira como técnico da equipe para a temporada 2012. O treinador chega para ocupar o lugar de Caio Júnior, demitido três rodadas antes do fim do Campeonato Brasileiro e vai tentar dar novo ânimo à equipe que fechou o ano com cinco derrotas e um empate em seus seis últimos jogos.

continua após a publicidade

Oswaldo, porém, não chega agora. O treinador vai tentar levar o Kashiwa Reysol à final da Copa do Imperador, a copa nacional do Japão. A sua equipe joga pelas oitavas de final no próximo dia 17, contra o Kyoto Sanga. Com o fim do Campeonato Japonês, todas as próximas datas do calendário futebolístico local estão reservadas ao torneio, cuja final está marcada para 1.º de janeiro de 2012.

“Eu e o Botafogo já acertamos uma situação futura para que o trabalho possa começar a partir de janeiro. Mesmo do Japão, já vou começar a desenvolver um planejamento com a direção do clube, principalmente em relação a contratações e detalhes importantes para a próxima temporada. Isso será fundamental para adiantar o trabalho”, afirmou o novo treinador alvinegro.

Junto com Oswaldo de Oliveira chegam outros dois profissionais para a comissão técnica: o auxiliar Luiz Alberto e o preparador físico Ricardo Henriques. Aos 61 anos – ele faz aniversário nesta segunda-feira -, o treinador acumula passagens por todos os outros três grandes do futebol do Rio, além de Corinthians, São Paulo, Santos e Cruzeiro. O time mineiro foi a última equipe brasileira dele, em 2006. Depois, ficou quatro anos no Japão, conquistando três Campeonatos Japoneses e duas Copas do Imperador como o Kashima.

continua após a publicidade

“O Departamento de Futebol buscou um treinador experiente e com currículo vencedor. Acreditamos que o Oswaldo se encaixa perfeitamente neste perfil. Percebemos que ele está muito motivado e com um pensamento semelhante ao nosso, de brigar por títulos expressivos. Esta é a primeira ação para uma temporada vitoriosa em 2012”, disse o vice-presidente de futebol do Botafogo, André Silva.