Tudo é uma questão de perspectiva. Sem vencer há nove rodadas, o Botafogo prefere fazer contas otimistas e pensar que não perde há oito jogos (todos empates). A realidade, no entanto, é que a meta de conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem só não está ainda mais ameaçada, depois de tantos pontos desperdiçados, porque a Conmebol decidiu restituir o quarto classificado no Brasileirão.

continua após a publicidade

São apenas oito pontos somados nos últimos 27 disputados, aproveitamento insuficiente para chegar entre os quatro primeiros colocados do Brasileirão. Mas os jogadores do Botafogo e o técnico Joel Santana se apegam ao primeiro turno do campeonato para reverter a maré no segundo.

Na primeira metade do campeonato, o Botafogo também viveu fase negativa, com oito jogos sem vitórias. Depois do clássico com o Fluminense, porém, venceu cinco vezes consecutivas, deixou a zona de rebaixamento e alcançou o G-4. Foram triunfos sobre os mesmos adversários que virão pela frente agora: Vitória, Atlético-MG, Atlético-GO, Avaí e Ceará.

Assim, Joel espera que o time consiga repetir a façanha, mas sabe que a situação das equipes agora é outra. “Tudo é possível. Iniciamos aquela arrancada contra o Vitória, mas, dessa vez, tem uma diferença. Precisaremos buscar pontos fora de casa contra Atlético-MG, Avaí e Ceará. Mas no futebol tudo pode acontecer”, avaliou o treinador do Botafogo.

continua após a publicidade