Em uma partida movimentada e com muitas variantes, Botafogo e Grêmio empataram por 3 a 3, neste domingo, no Engenhão. O time carioca soma agora 23 pontos, mas permanece na 18.ª colocação, na zona de rebaixamento. Os gaúchos perderam a chance de obter a primeira vitória fora de casa e de encostar no G-4. Com 33 pontos, estão em nono lugar.

continua após a publicidade

Os botafoguenses têm o direito de reclamar da arbitragem. No segundo gol gremista, a bola teria saído no cruzamento de Mário Fernandes para Jonas. Logo depois, Adílson cortou cruzamento com o braço estendido e o árbitro Rodrigo Cintra ignorou o lance.

“Estamos lutando, batalhando muito. Não desistimos nunca e vamos sair dessa situação”, disse Leandro Guerreiro, que salvou o Botafogo da derrota com um gol aos 43 da segunda etapa. Pelo lado do Grêmio, o estreante Lúcio ponderou: “Passamos a rifar a bola depois do terceiro gol e facilitamos a pressão do Botafogo. Agora é pensar no Vitória”.

Na tentativa de encerrar a sequência de seis rodadas sem vitórias e conquistar a primeira no comando do Botafogo, o técnico Estevam Soares ousou, lançando o time com três atacantes: Reinaldo, Victor Simões e André Lima.

continua após a publicidade

Os cariocas realmente foram mais ofensivos que os adversários, donos da pior campanha como visitantes. Aos 19, Reinaldo justificou sua escalação. Michael passou para Lúcio Flávio, que cruzou para o atacante emendar forte. Victor defendeu, mas no rebote o próprio Reinaldo aproveitou e abriu o placar.

A liderança durou pouco tempo. Aos 23, Wellington falhou, Perea cruzou para Jonas, que quase perdeu um gol feito. Ele chutou na trave, a bola bateu em sua cabeça, de novo na trave, e, na terceira tentativa, conseguiu empatar.

continua após a publicidade

No segundo tempo, os donos da casa voltaram a passar à frente logo com um minuto de jogo. Reinaldo fez belo lançamento para Victor Simões, que tocou na saída do goleiro. Mas uma vez, os cariocas não conseguiriam segurar a vantagem. Aos 12 minutos, Márcio Fernandes cruzou para Jonas empatar novamente.

Seis minutos depois, ocorreu o lance da penalidade não marcada, crucial, pois o Grêmio virou aos 27. Souza cobrou falta na área, a bola não desviou em ninguém e entrou no canto esquerdo de Castillo.

O Botafogo teve o mérito de não desistir e voltou a pressionar. Aos 43, Leandro Guerreiro arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e encobriu Victor. E por pouco os anfitriões não viraram.

Nos acréscimos, Jônatas deixou Ricardinho livre, mas o goleiro gremista garantiu o empate. Na próxima rodada, o Botafogo vai visitar o Sport, na Ilha do Retiro, no sábado. No mesmo dia, o Grêmio receberá o Vitória, no Olímpico.

Ficha Técnica:

Botafogo 3 x 3 Grêmio

Botafogo – Castillo; Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho; Leandro Guerreiro, Michael (Jônatas) e Lúcio Flávio; Reinaldo (Renato), Victor Simões (Ricardinho) e André Lima. Técnico: Estevam Soares.

Grêmio – Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques, Réver e Bruno Collaço (Lúcio); Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Perea (Herrera) e Jonas (Makelele). Técnico: Paulo Autuori.

Gols – Reinaldo, aos 19, Jonas, aos 23 minutos do primeiro tempo. Victor Simões, no 1.º minuto, Jonas, aos 12, Souza, aos 27, e Leandro Guerreiro, aos 43 do segundo tempo.

Cartões amarelos – Alessandro, Lúcio Flávio (Botafogo); Souza, Mário Fernandes (Grêmio).

Árbitro – Rodrigo Martins Cintra (SP).

Renda – R$ 116.857,00.

Público – Não disponível.

Local – Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).