O Botafogo voltou a decepcionar sua torcida e apenas empatou como Figueirense, por 1 a 1, na tarde deste domingo, no Engenhão. O resultado, porém, ainda garantiu a presença da equipe carioca na Copa Sul-Americana. O jogo foi de baixo nível técnico, e no final prevaleceram as vaias da torcida carioca, irritada sobretudo com a falha do goleiro Lopes no gol de empate do Figueirense, já no fim da partida.
O Botafogo começou melhor e conseguiu criar algumas oportunidades, mas pecou na pontaria. Logo no início, Alessandro sofreu falta dentro da área. Pênalti bem marcado pelo árbitro Adriano de Carvalho. Na cobrança, Lúcio Flávio bateu mal e chutou para fora. O Figueirense tentava alguma coisa nos contra-ataques, sem sucesso. O jogo era arrastado e desagradava os torcedores.
No segundo tempo, o zagueiro Juninho cobrou falta de longe, com força. O goleiro Wilson pulou atrasado e o Botafogo abriu o placar, aos 20 minutos. O Figueirense então passou a buscar o empate de forma desorganizada e se lançou ao ataque, deixando brechas na defesa.
Com erros de passes e dificuldades até de controlar a bola, os jogadores dos dois times irritavam os treinadores. Aos 42 minutos, numa bola erguida na área do Botafogo da intermediária, o goleiro Lopes saiu em falso, trombou com atletas do seu time e não conteve a cabeçada de Jean Carlos. A bola subiu bastante e caiu no gol, numa bobeada incrível do goleiro. Com o empate, o Figueirense não se classificou para a Sul-Americana. O time catarinense terminou a competição em 13º, com 53 pontos.