Rio – Em 1992, Flamengo e Botafogo já decidiram o título do Campeonato Brasileiro. Hoje, porém, a realidade é bem diferente e árdua para as duas equipes, que estão na zona de rebaixamento da competição e se enfrentam hoje, às 20h30, no Maracanã, com a lembrança de um passado glorioso. E, ontem, para animar os torcedores, o rubro-negro informou a contratação do técnico Paulo César Gusmão, e o alvinegro, a do atacante Elvis, ex-Santo André, carrasco do clube da Gávea na final da Copa do Brasil.
Com elencos carentes de craques e sem receberem salários há pelo menos dois meses, os dois clubes ocupam as duas últimas posições na tabela de classificação do Nacional. Há três rodadas, Flamengo e Botafogo travam uma disputa particular para saber quem fica com a lanterna. O alvinegro é o atual último colocado, com 16 pontos, enquanto o rubro-negro é o penúltimo, também com 16, só que com um saldo menos pior.
Hoje, os dois times necessitam vencer para tentar escapar da zona de descenso do Nacional e amenizar a crise. Até mesmo um empate é considerado um resultado ruim. Por isso, ambas equipes devem realizar um “jogo aberto”, de acordo com o técnico interino do Flamengo, Andrade.
No Botafogo, para surpresa de todos em General Severiano, Luizão se recuperou de lesão no joelho direito, treinou ontem, mas os médicos do clube estão pessimistas quanto ao aproveitamento do artilheiro no clássico. Para acirrar ainda mais a rivalidade entre os dois clubes, a diretoria do Botafogo anunciou ontem a contratação do meia Elvis, ex-Santo André, autor do último gol da conquista da Copa do Brasil deste ano. Na ocasião, o time paulista derrotou o rubro-negro por 2 a 1, diante de uma Maracanã lotado por cerca de 80 mil torcedores cariocas.
Já o Flamengo informou a contratação do técnico Paulo César Gusmão, que assumirá o time amanhã em meio a uma crise entre jogadores e diretoria. Os atletas, a princípio, decidiram não fazer greve por causa do “adiantamento” de R$ 1,5 milhão dado ao atacante Dimba para concretizar sua contratação, enquanto o os salários do elenco estão dois meses atrasados. O goleiro Júlio César se reapresentou ontem na Gávea, mas não vai atuar no clássico porque alegou cansaço pela conquista da Copa América.
Além dele, a tendência é a de que o meia Felipe fique fora do confronto. O jogador se reuniu com a diretoria do Flamengo e espera até amanhã a definição de sua transferência para o futebol francês.
Em sua despedida do cargo de técnico do Flamengo, o interino Andrade teve problemas para escalar o time. Como Whelliton e Marcelo estão machucados, Fabiano ou Gilmar, revelados nas categorias de base do rubro-negro, disputam a vaga para atuar ao lado de Jean. O volante Jônatas cumpre suspensão e Juliano deve ser o seu substituto.