Quando entrar no gramado do Engenhão, nesta quarta-feira, às 16 horas, para enfrentar o Ceará, pela 22.ª rodada, o Botafogo vai ter um incentivo extra para obter a vitória. Mais do que manter a boa fase, o time entra em campo ciente de que três pontos e um mísero gol a mais de saldo o separam da liderança do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade

O triunfo por diferença mínima coloca o time alvinegro no topo, a depender de um tropeço do São Paulo contra o Atlético Mineiro, no jogo 1.000 de Rogério Ceni no clube paulista, a ser disputado no mesmo horário. Depois é jogar a pressão sobre o Corinthians e Vasco, que jogam somente na quinta.

“Estamos sempre motivados em chegar ao primeiro lugar. Mas não adianta pensar nos adversários. Temos que pensar sempre em nós mesmos. O importante é garantir os três pontos”, pregou Gustavo, que permanece na zaga com a contusão de Antônio Carlos.

Para vencer, o defensor prega a tomada da iniciativa desde os minutos iniciais. Cansaço não pode servir de desculpa, uma vez que a equipe não jogou no fim de semana (a partida contra o Santos foi adiada) e a ordem é explorar o desgaste maior do Ceará. “Teoricamente estaremos mais descansados. Temos que impor nosso ritmo do início ao fim para aproveitar isso”, pediu Gustavo.

continua após a publicidade

Além de Antônio Carlos, Cortês, convocado por Mano Menezes para a seleção brasileira, não joga para cumprir suspensão – Márcio Azevedo entra em seu lugar. Fábio Ferreira perdeu a irmã e não se sabe se estará em condições de atuar. Nesse caso, o volante Lucas Zen pode atuar na zaga.