O Boston Celtics freou a reação do Orlando Magic e faturou o título da Conferência Leste com uma vitória por 96 a 84, na noite de sexta-feira. Com isso, triunfou na série melhor de sete jogos por 4 a 2 e tentará faturar nesta temporada o seu 18º título na NBA.
Na decisão, o Celtics vai enfrentar o campeão da Conferência Oeste. O Los Angeles Lakers lidera a série contra o Phoenix Suns por 3 a 2 e avançará caso vença nesse sábado. Assim, Boston e Lakers podem fazer a 11ª final da história entre eles.
Na partida de sexta-feira, Paul Pierce fez 31 pontos e pegou 13 rebotes, enquanto Nate Robinson impulsionou o Celtics em quadra com 13 pontos no segundo quarto. Com isso, a equipe evitou a realização do sétimo jogo, depois de uma reação do Magic, que chegou a estar perdendo a série por 3 a 0 e conseguiu duas vitórias consecutivas.
Dwight Howard anotou 28 pontos e pegou 12 rebotes, mas não conseguiu repetir a temporada 2008/2009, quando o Magic faturou o título da Conferência Leste. Vince Carter fez 17 pontos e Jameer Nelson, dominado por Rajon Rondo e Robinson, marcou 11 pontos e deu quatro assistências. Ray Allen anotou 20 pontos para o Boston e Rondo contribuiu com 14 pontos e seis assistências.
O Celtics chegou a ter uma vantagem de 21 pontos no primeiro tempo, mas o Magic conseguiu reduzi-la para 13 antes do intervalo. A equipe da casa seguiu dominando o jogo, anotando 11 dos 13 primeiro pontos do terceiro quarto e mantendo uma vantagem de ao menos 14 pontos até os instantes finais da partida, triunfando com tranquilidade.