A fanática torcida do Liverpool ganhou mais um motivo para acreditar no tradicional time inglês nesta quinta-feira. Com uma virada histórica, o Liverpool fez uma exibição impressionante no segundo tempo contra o Borussia Dortmund para reverter uma improvável desvantagem no placar. Os alemães venciam por 3 a 1 até os 11 minutos da etapa final. Até que o time inglês emplacou três gols, o último deles aos 48 minutos, para buscar a vitória por 4 a 3, avançando à semifinal da Liga Europa.

continua após a publicidade

O zagueiro Dejan Lovren foi o herói da partida ao marcar, de cabeça, o quarto gol inglês no lotado Anfield Road. Com seu gol, o Liverpool obteve o resultado necessário para conquistar a classificação. No jogo de ida, as duas equipes empataram por 1 a 1, em solo alemão.

Assim, o Liverpool jogava por um empate sem gols para avançar nesta quinta. Mas um início fulminante do Borussia acabou com a tranquilidade dos ingleses. Aos 8 minutos, os alemães já venciam por 2 a 0. A virada começou no segundo tempo depois do terceiro gol do Borussia, marcado por Reus. Divock Origi, Philippe Coutinho e Mamadou Sakho anotaram os gols ingleses.

O JOGO – Depois das oscilações do jogo de ida, o Borussia Dortmund nem parecia o mesmo nesta quinta. Com Reus e Castro em dia inspirado, o time alemão teve um início de jogo fulminante no Anfield Road. Precisou de apenas oito minutos para se colocar em situação tranquila no duelo.

continua após a publicidade

Logo aos 4, Henrik Mkhitaryan mandou para as redes ao aproveitar rebote do goleiro Mignolet, após cabeçada de Aubameyang. Passaram-se somente quatro minutos até o segundo gol alemão, desta vez marcado pelo próprio Aubameyang. Nos dois lances, o Borussia iniciou a jogada do gol em falhas do ataque do Liverpool cometidas por Philippe Coutinho e Roberto Firmino.

Os gols abalaram torcida e time em campo. Perdido, o Liverpool agora precisaria marcar três gols, numa improvável virada, para avançar à semifinal. Assim, partiu em desespero para o ataque. Nos primeiros minutos, parava mais nos próprios erros do que na zaga alemã. No lance mais sintomático, Lallana desperdiçou chance incrível quase na pequena área ao tropeçar no próprio pé e cair no chão.

continua após a publicidade

A defesa alemã só passou a levar perigo nos minutos finais, quando o Liverpool conseguiu emplacar certa pressão. O resultado veio logo no início da segunda etapa. Origi, melhor referência ofensiva da equipe nos últimos jogos, recebeu lançamento pelo meio, venceu disputa com o zagueiro Sokratis e bateu na saída de Weidenfeller.

O cronômetro marcava apenas dois minutos do segundo tempo. Ainda com esperanças, a torcida inglesa vibrava no Anfield Road, apesar da necessidade de mais dois gols para a classificação. Até que Reus praticamente acabou com as chances do Liverpool aos 11 minutos. Ele recebeu lançamento de Hummels pela esquerda, invadiu a área e finalizou no canto de Mignolet.

Assustado, o técnico Jürgen Klopp resolveu trocar o setor ofensivo do time inglês. Sacou Lallana e Firmino para as entradas de Joe Allen e Sturridge. O Liverpool precisava fazer três gols para avançar na competição. Mas, aos 20, Coutinho diminuiu essa conta ao tabelar com Milner e bater para o fundo das redes.

A torcida voltou a acreditar de fato doze minutos depois, quando o Liverpool chegou ao empate. O terceiro gol surgiu em cobrança de escanteio. Sturridge, na primeira trave, desviou de calcanhar e Sakho, no meio da área, escorou para as redes.

O gol fez vibrar as arquibancadas do Anfield, diante da cara de espanto de alguns torcedores. A surpresa se tornou alegria de fato aos 48 minutos. Milner levantou na área e Lovren subiu mais que todo mundo para cabecear para as redes, sacramentando uma virada histórica no reencontro de Klopp com seu ex-time.

Agora, o Liverpool aguarda o sorteio desta sexta-feira para conhecer seu futuro rival na semifinal.