O nadador Gustavo Borges terminou em segundo lugar na prova dos 400 metros livre da Copa Mercosul de Natação, torneio Internacional de Infantil a Sênior, que começou ontem, na piscina do Clube Curitibano.
A prova, que não é especialidade do nadador do Pinheiros, serviu apenas como avaliação de seu atual estágio de treinamento. “Nadei a prova como se fossem os 200 metros e depois relaxei e apenas completei os outros 200 metros em 4min22, comenta o atleta de 29 anos. A vitória ficou com Stephan Baptista, também do Pinheiros, com 4min02.
Gustavo Borges volta hoje à piscina do Curitibano. Ele disputa os 50 metros livre e os 50 metros medley. Amanhã, a programação prevê os 100 m livre e o revezamento 4 x 50 metros livre.
O principal objetivo de Gustavo é preparar-se para o Troféu Brasil de Natação, que será realizado em setembro, em Brasília. A competição é a primeira seletiva oficial para a tentativa de índices para os Jogos Pan-Americanos de 2003, na República Dominicana.
Medalha de prata na prova dos 200 m livre no Campeonato Mundial de Piscina Curta da Rússia, em abril, Gustavo quer alcançar a sua melhor forma em setembro, quando tentará obter os índices fixados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para o Pan-Americano. O brasileiro soma 15 medalhas na competição e quer quebrar todos os recordes no ano que vem em São Domingos. Ele participou dos Jogos de Havana, em 91; de Mar del Plata, em 95; e de Winnipeg, em 99.