Foto: Orlando Kissner/Tribuna |
Atacante sofreu lesão no ligamento colateral do joelho e só volta ano que vem. |
Borges está fora de combate. Uma lesão no joelho direito tira o atacante da última rodada e a meta de terminar o ano como artilheiro do Brasileirão está adiada. O goleador do Paraná Clube, 19 gols, no entanto, ficou aliviado com o parecer dos médicos do clube. Não há indicação cirúrgica para o seu caso e o tratamento estimado leva de quinze a vinte dias. Este é só um dos muitos problemas do técnico Luiz Carlos Barbieri para o jogo do próximo domingo, no Rio de Janeiro, frente ao Vasco da Gama.
A contusão de Borges ocorreu ainda no primeiro tempo da partida contra o Cruzeiro. O atacante – que já havia criado duas situações de gol – tentou um chute da entrada da área e foi ?travado? por Marcelo Batatais. ?O impacto foi forte e senti o joelho ?solto?, explicou Borges. Tentei continuar, mas a dor foi aumentando e tive que pedir substituição. Só lamento porque eu estava bem e confiante que iria marcar gols?, disse. Com o veto, Borges fecha a temporada com 19 gols, dividindo a terceira posição na tabela da artilharia com Tevez, Rafael Sobis e Alex Dias.
Se no ano passado Borges disputou a Série A por São Caetano e Paysandu, foi na atual temporada que o atacante conseguiu projeção. ?Tive uma seqüência de jogos e acho que contribuí para essa ótima campanha do Paraná. Nosso time foi formado às pressas e está tendo um desempenho que só merece elogios?, lembrou o jogador. Borges perdeu dois pênaltis na temporada. ?Faz parte da vida do jogador. Fecho este ano com a certeza de ter feito o meu melhor pelo clube que abriu suas portas e me projetou?.
Aos 25 anos, Borges não esconde o sonho de jogar na Europa, mas ainda não sabe até que ponto a lesão pode adiar essa transferência. ?Quanto a isso, estou tranqüilo. Tenho contrato com o Paraná até 2008. O que for para ser, será. Está nas mãos de Deus?. Os empresários Luiz Alberto Martins de Oliveira Filho e Rogério Bozzi Filho -proprietários da L.A. Sports, empresa que detém 60% dos direitos econômicos do atleta -admitem ter recebido várias sondagens nos últimos meses, mas nenhuma proposta oficial foi feita até o momento.
O médico Júnior Chequim confirmou que Borges sofreu lesão de ligamento colateral interno do joelho direito. ?Ele se submeterá a uma ressonância magnética nesta terça-feira, mas o tratamento, nesses casos, é conservador e sem indicação cirúrgica?, comentou. Afastado da briga pelo título de goleador do Brasileirão, Borges não pensou duas vezes para indicar sua preferência. ?Torço pelo Róbgol. Ele disputou a competição em um time pequeno e que acabou rebaixado. Todo mundo só fala de Tevez, Sobis e Romário. Acho que o Róbson merece e se ele for o artilheiro, vai calar a boca de muita gente?, finalizou o atacante paranista.
Barbieri tem vários desfalques pra última rodada
O técnico Luiz Carlos Barbieri só retorna amanhã de Campinas. Ele encontrará um grupo diminuto e terá que recorrer aos juniores para a montagem do grupo para o jogo frente ao Vasco. São cinco jogadores lesionados e outros dois suspensos. Como o grupo conta hoje com 25 atletas -com a volta de Thiago Neves ao time de juniores -, sendo três deles goleiros, o treinador terá que encontrar ?soluções caseiras? para esta última rodada, onde a meta é a busca pela 6.ª colocação do Brasileiro.
Os zagueiros Marcos e Neguete e o atacante André Dias estão no departamento médico há semanas e só voltam às atividades no ano que vem. No último domingo, além de Borges, o ala Edinho também se machucou. Ele sofreu entorse no joelho e tornozelo ao pisar em um buraco no gramado do Pinheirão. Como Mário César e Maicosuel receberam o terceiro cartão amarelo, Barbieri deve voltar a armar seu time no 3-5-2, com a presença de Aderaldo, que retorna após cumprir suspensão.
O Tricolor precisa torcer para que os treinos da semana transcorram sem problemas, para que o técnico possa armar um time capaz de buscar os três pontos no Rio de Janeiro. Caso vença, o Paraná torce por um tropeço do Atlético frente ao São Paulo para fechar o ano na 6.ª posição e como melhor equipe do Estado no Brasileiro. Se empatar, pode superar o rival, desde que este perca no Morumbi. Só que neste caso, poderia perder uma posição para o Cruzeiro, ficando com o 7.º lugar.
Comemoração em Morretes pela vaga na Sul-Americana
Um dia de confraternização entre diretoria, profissionais da comissão técnica e jogadores. Após confirmar a classificação à Copa Sul-Americana, os integrantes do departamento de futebol do Paraná Clube foram recepcionados pelo presidente José Carlos de Miranda em sua residência, na Pousada Dona Siroba, em Morretes. Também fizeram parte do ?cardápio?, conversações sobre o futuro do elenco e planos para a temporada 2006.
?Nossa meta é a manutenção de um grupo competitivo, capaz de buscar o título estadual a partir de janeiro?, confirmou o presidente Miranda. ?Fala-se muito sobre a saída deste ou daquele jogador, mas de concreto, até agora, não há nada. Vamos tentar segurar essa base e reforçar o elenco para retornar à Copa do Brasil a partir de 2007?, frisou. Até mesmo Borges e Neto, jogadores mais citados em possíveis transações, confirmaram que até o momento nada de oficial surgiu.
?Estamos evitando falar do assunto, pois só dá margem a boataria. Vejo boas perspectivas para a permanência da maioria dos jogadores que aqui estão. Só que prefiro anunciar as renovações depois que os contratos estiverem assinados?, explicou o vice de futebol José Domingos. No fim do ano, os contratos de onze atletas se encerram: Flávio, Neto, Marcos, Daniel Marques, Edinho, Vicente, Pierre, Mário César, Éder, André Dias e Fernando Gaúcho.