Em 13 dias a seleção brasileira masculina de basquete venceu as nove partidas que disputou contra quatro adversários da Copa América Pré-Mundial da República Dominicana: Uruguai, Canadá, Argentina e Estados Unidos. Esses resultados comprovam o excelente trabalho desenvolvido pela comissão técnica e os jogadores e deixam o técnico Lula Ferreira otimista com relação ao futuro da equipe.
?Desde a primeira partida contra o Uruguai, no dia 5 de agosto, em Montevidéu, até o último contra os Estados Unidos, terça-feira à noite em Brusque, a equipe mostrou uma grande evolução. É claro que durante alguns jogos ainda existiram momentos de oscilação, com bons e maus momentos. Gostaríamos de ter uma regularidade maior, mas houve muitas trocas, utilizamos todos os 12 jogadores e isso afetou o rendimento. Esperamos que quando começar a Copa América, o grupo estabilize o jogo lá em cima para conseguir uma grande classificação, que é o título, e a conseqüente classificação para o mundial. Com certeza, essa vaga vem porque o basquete brasileiro está muito bem representado por um grupo jovem e talentoso, com vontade de vencer. Estamos formatando o time para o Pré-Olímpico de 2007 e a vaga para as Olimpíadas de Pequim, em 2008?, afirmou Lula, lembrando que em sete jogos a equipe brasileira sofreu no máximo 77 pontos.
A delegação brasileira embarca no sábado para Santo Domingo, onde será realizada a 5.ª Copa América Pré-Mundial da República Dominicana, de 24 de agosto a 4 de setembro. A competição irá classificar quatro países para o 15.º Campeonato Mundial do Japão, em 2006. A Argentina, atual campeã olímpica, já assegurou sua vaga. Somente Brasil e Estados Unidos estiveram presentes em todas as 14 edições do mundial.