Vinte minutos bastaram para o técnico Paulo Bonamigo priorizar o ataque no Coritiba. Foi o tempo que ele treinou a equipe alviverde com apenas um volante de marcação e três meias criativos, no CT da Graciosa, antes de enfrentar o CRB na sexta-feira passada, quando a expectativa era por um sistema tático convencional. Satisfeito com a eficiência ofensiva, o treinador deve manter essa mesma estrutura para a seqüência da Série B. O próximo compromisso na competição será o Paulista, sábado que vem, em Jundiaí.
?Mesmo que eu tenha treinado uma outra formação um tempo maior dentro dos coletivos, essa última formação eu treinei apenas 20 minutos e, em termos de estratégia, deu certo?, aponta Bona. Sem poder contar com o volante Paulo Miranda contra os alagoanos, os treinos da semana apontavam para Egídio como substituto, que é um jogador de marcação. No entanto, Bonamigo preferiu ousar e optou por Caio na meia, recuando um pouco Jackson para fazer o papel de segundo volante, auxiliando na marcação.
?A equipe saiu fazendo gols e é importante a gente ter tranqüilidade para fazer gol cedo. Essa vitória contra o CRB vai fazer bem ao grupo, que vai resgatar a auto-estima?, destaca. Algumas coisas, no entanto, não agradaram o treinador e devem ser mais trabalhadas para os próximos jogos.
?O passe foi um pouco precipitado, tínhamos que ter um pouco mais de paciência para encontrar um companheiro melhor colocado, mas o campeonato é difícil e os adversários vêm para lutar também?, minimiza.
Outra alteração na equipe foi a entrada do lateral-direito Andrezinho, que ganhou elogios de Bonamigo. ?A mecânica dele é diferente. É um jogador mais rápido, foi participativo dentro da equipe e a tendência dele é crescer?, aponta. Já o atacante Alberto teve uma apresentação discreta, mas deve continuar como titular, porque os meias não produziram tanto para ele poder concluir a gol.
De qualquer forma, mesmo com o bom desempenho com três meias de criação, a tendência natural do Coxa para a partida contra o Paulista é de Paulo Miranda retornar no lugar de Cristian, suspenso com o terceiro cartão amarelo. Como o jogo é fora de casa e vale a permanência entre os quatro primeiros colocados da Segundona, Bona deve apontar para um time mais cauteloso de início.
Ajuda
A rodada de ontem foi muito boa para o Coritiba. Especialmente a goleada do São Raimundo por 4 a 1 contra o Paulista, que deixou o time de Bonamigo dentro da zona de classificação à primeira divisão.