Bombeiros de 11 Estados e mais três países disputam título em Guaratuba

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar saiu na frente no primeiro dia de competições do Campeonato Brasileiro e Sulamericano de Salvamento Aquático, que começou nesta sexta-feira (30), em Guaratuba. A competição foi aberta pelo secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e pelo comandante do Corpo de Bombeiros no Paraná, coronel Jorge Luiz Thais Martins. De acordo com Delazari, o campeonato reúne os melhores bombeiros, que além da competição e vão trocar experiências sobre técnicas de atuação.

O campeonato foi aberto com a prova de aquatlon, vencida pelos bombeiros do Paraná. O aquatlon é a versão reduzida do triatlon (natação, ciclismo e corrida), compreendendo apenas a natação e a corrida. O campeonato reúne bombeiros de 11 Estados, da Argentina, Chile e Uruguai. O objetivo do evento, que conta com simpósios e as diversas provas, é melhorar o conhecimento, integrar as diversas formas de serviços de salvamento e trocar experiências que resultem na redução do número de afogamentos. As provas têm 11 categorias, divididas por idade e sexo.

Os competidores disputam as provas no mar e em piscina. De acordo com o tenente Leonardo Mendes dos Santos, há competitividade saudável entre os inscritos. ?O primeiro colocado de cada categoria leva o título de Guarda-Vida de Aço e isso faz com que o nível técnico dos bombeiros fique próximo ao de atletas?, disse o oficial, que atua no setor de Relações Públicas. Na tarde desta sexta-feira (30) foram realizadas as provas de piscina e, no sábado (1), os participantes serão testados em salvamento em mar aberto incluindo resgate simples com equipamento flutuador e resgate com pranchão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo