Leandro Taques/RT Press/Divulgação
Kayron, de Quatro Barras.

O clima de decisão no Couto Pereira amanhã, começará bem antes das 17 horas, quando Coritiba x Fluminense se enfrentam na última rodada do Brasileirão. Na preliminar deste jogo, a partir das 14 horas, Quatro Barras e Paranaguá decidem a categoria masculina do Bom de Bola Parati 2009, competição esportiva, educacional e social envolvendo meninos e meninas de 11 a 14 anos.

continua após a publicidade

Quatro Barras estará representado pelo Colégio Estadual Elias Abraão e Paraná pelo Instituto de Educação. A expectativa é de uma partida muito equilibrada. As duas equipes chegaram à final com ótimas campanhas nas fases anteriores.

Quatro Barras ostenta a invencibilidade e o ataque mais positivo, com 28 gols em seis jogos. Paranaguá perdeu uma vez, mas vem entusiasmado por ter derrubado na semifinal a equipe de Matinhos, que tinha melhor campanha.

A alegria de atuar no Couto Pereira é também um dos fatores de preocupação para os técnicos.

continua após a publicidade

“Os meninos estão muito contentes por jogar no Couto, mas também ansiosos. Nem estão dormindo direito. Isso pode ser um complicador, que esperamos resolver na base de muita conversa”, disse o técnico de Quatro Barras, Devid Pereira. “Temos conversado muito, pois eles só falam em jogar no Couto. Temos que ter concentração para evitar erros”, afirmou José Francisco, técnico de Paranaguá, que também tem no comando da equipe Marcos Antônio Barbosa.

Se o emocional precisa de ajustes, as partes técnica e tática estão resolvidas, segundo os técnicos.

continua após a publicidade

“Já treinamos tudo o que tínhamos que treinar em termos de posicionamento, jogadas ensaiadas e finalização”, contou Devid. “Os meninos estão preparados. Confio muito no nosso ataque e nos avanços dos laterais”, declarou José Francisco.

A partida terá dois tempos de 30 minutos. Se houver empate, o campeão será conhecido na cobrança de penalidades.

60 municípios envolvidos

O confronto encerra o Bom de Bola Parati, que começou em junho envolvendo mais de 60 municípios, incluindo Curitiba, Região Metropolitana, Litoral, Campos Gerais e Centro Sul do Paraná.

Foram realizadas regionais em Balsa Nova, Piraquara, Palmeira, Irati, Antonina, Adrianópolis, Piên e Fazenda Rio Grande.

Depois aconteceram as quartas de finais em Irati, Piên, Matinhos e Contenda e semifinais em Quatro Barras.

O projeto é feito pela Parati com o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná, da Prefeitura de Curitiba, e da Secretaria Municipal Antidrogas, além do apoio dos municípios participantes.

“É um orgulho para a Parati chegar ao final de mais um Bom de Bola com sucesso.

Ganham todos e principalmente as crianças, que estão se desenvolvendo como cidadãos por meio do esporte e da educação”, disse Adair Guth, coordenador do projeto.

Artilheiros afiados

A decisão no Couto Pereira coloca frente a frente dois dos jogadores que mais fizeram gols no Bom de Bola Parati 2009. O meia Kayron, de Quatro Barras, balançou as redes adversárias 10 vezes, enquanto que o atacante Juninho, de Paranaguá, fez 15 gols. Destaques dos seus times, eles esperam que a final seja a consagração pessoal e de seus colegas.

“Será uma honra jogar no estádio por ondem passam grandes craques. Espero faz,er gols, ajudar o meu time a ser campeão e comemorar com meus amigos”, disse Kayron. “Qualquer menino sonha em jogar em um estádio grande, como o Couto. Será muita alegria conseguir fazer um gol e, principalmente, o nosso time ser campeão”, frisou Juninho.