O velocista jamaicano Usain Bolt, que tem cinco títulos mundiais e seis medalhas de ouro olímpicas, e a americana Allyson Felix, que subiu três vezes ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Londres, foram eleitos neste sábado os Melhores Atletas Mundiais de 2012 pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Em evento realizado em Barcelona, Bolt foi premiado pela quarta vez – também já havia sido escolhido 2008, 2009 e 2011 -, o que representa mais um recorde para sua carreira. O jamaicano superou o marroquino Hicham El Guerruj (2001, 2002 e 2003) e a russa Yelena Isinbayeva (2004, 2005 e 2008), eleitos três vezes cada.
A premiação foi presidida pelo Príncipe Albert de Mônaco, presidente de honra da Fundação Atlética Internacional (IAF), acompanhado pelo presidente da IAAF, Lamine Diack, e pelo prefeito de Barcelona, Xavier Trias.
A escolha do Atleta Mundial do Ano de 2012 aconteceu em meio a outros eventos comemorativos do centenário da federação, que vêm acontecendo desde quinta-feira e reúne em Barcelona campeões mundiais e olímpicos dos últimos anos, entre outros atletas.
Também foram entregues outros prêmios em Barcelona:.
Melhor marca do ano (masculino): David Rudisha (QUE), pelo recorde mundial dos 800 metros (1min40s91) nos Jogos Olímpicos de Londres;
Melhor marca do ano (feminino): revezamento 4x100m dos estados Unidos (Rianna Madison, Allyson Felix, Bianca Knight e Carmelita Jeter) pelo recorde mundial (40s82), obtido nos Jogos Olímpicos de Londres.
Prêmio à inspiração: Áries Merritt (EUA);
Revelação do ano (masculino): Keshorn Walcott (TRI);
Revelação do ano (feminino): Antonique Strachan (BAH);
Jornalista do Ano: Elias Makori (QUE);
Melhor treinador: Glen Mills (JAM);
Melhor Atleta Veterano (masculino): Rob Lida (EUA)
Melhor Atleta Veterano (feminino): Lynn Ventris (AUS).