Bolívia pede suspensão das Eliminatórias diante de veto

A Federação Boliviana de Futebol (FBF) quer que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspenda a quinta e sexta rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, se a Fifa mantiver o veto a partidas na altitude.

Semana passada, a Fifa pediu que a Federação Boliviana de Futebol (FBF) mude a sede oficial de seus jogos, determinando que para jogar em La Paz seria necessário pelo menos 15 dias de adaptação.

Como os jogadores são liberados pelos seus clubes apenas quatro dias antes dos jogos, dirigentes bolivianos e até o presidente da Bolívia, Evo Morales, consideraram o ato como provocação.

Na quinta e na sexta rodada das Eliminatórias, a Bolívia havia marcado os jogos contra o Chile e Paraguai na cidade de La Paz, situada a 3.600 metros de altitude. Diante do veto da Fifa, os bolivianos dizem que não abandonarão as Eliminatórias, mas pedirão até que a Organização Mundial da Saúde (OMS) se pronuncie a respeito.

Foi formada também uma Comissão Permanente de Defensa da Altitude, composta por dirigentes esportivos e representantes do governo, que defende que o país tem o de sediar seus jogos em La Paz, e tem como base um acordo assinado por nove dos dez países filiados a Conmebol, apoiando a realização de jogos na altitude. Apenas o Brasil não aderiu o acordo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo