Bodyboard vai aderir ao projeto de recuperação de dunas e restinga no Litoral

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, recebeu nesta sexta-feira (13), o presidente da Federação Paranaense de Bodyboard, Stéfano Triska para uma reunião de avaliação de um ano do Programa A Onda é Preservar – desenvolvido em parceria pela Secretaria do Meio Ambiente, com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Sanepar e Força Verde. A partir de deste, a Federação irá incorporar em suas atividades o Projeto Dunas e Restinga – idealizado pela Associação de Surf de Guaratuba – e que prevê o isolamento e a proteção das áreas de restinga do Litoral paranaense.

“Entregamos ao secretário Rasca, os resultados das seis maratonas ecológicas desenvolvidas no decorrer de 2008 e o balanço da temporada de verão 2009, onde mais de mil crianças receberam informações sobre a importância da preservação ambiental, durante as escolinhas de bodyboard”, afirma Stéfano.

Segundo ele, a ação tem obtido resultados positivos, tanto para o esporte como para a causa ambiental. “E com o apoio e, a exemplo da Associação de Surf de Guaratuba e da Sema, vamos iniciar o isolamento da restinga, na primeira etapa do campeonato profissional de bodyboard, que acontecerá entre os dias 20 e 21 de junho, no balneário de Praia de Lesta , e que reunirá atletas de todo o Brasil”, conta Stéfano. A surfista, Maria Alice Sabóia, que estrela a campanha A Onda É Preservar ao lado do surfista Peterson Rosa, e o empresário dos atletas, Alouízio Pacheco Junior, também estiveram presente à reunião.

Proteção

O trabalho voluntário para preservação da restinga é desenvolvido desde 2007 pela Associação de Surfe de Guaratuba, com o apoio da SEMA e do IAP. A ação já garantiu o isolamento de 2,5 quilômetros da chamada “Praia dos Paraguaios” e prevê o isolamento do trecho, desde o Morro do Cristo em Guaratuba até a Barra do Saí. A idéia é evitar que os carros utilizem a Área de Preservação Permanente como estacionamento. O isolamento foi feito por meio de postes de madeira, incluindo a colocação de lixeiras e placas que explicam o que é restinga e qual a sua importância.

“Ficamos muito felizes em saber que outras pessoas estão aderindo a esta iniciativa,que tem como principal objetivo garantir a manutenção da orla do nosso litoral. A ampliação do projeto para outros municípios é extremamente importante e terá o nosso apoio”, afirma Marcos Pavin, que coordena o Projeto Dunas e Restinga e integra a Associação.

O secretário, Rasca Rodrigues, diz que é muito gratificante ver que, cada vez mais, os jovens estão incorporando a variável ambiental ao seu dia-a-dia.”Desde o início nós apoiamos as ações da Federação de Bodyboard e da Associação de Surf, porque eles demonstraram interesse em nos ajudar voluntariamente. Agora, a causa ambiental está unindo os dois projetos e formando um verdadeiro exército de jovens surfistas que atuam ao nosso lado na preservação das praias paranaenses. Uma conquista, sem dúvida”, declarou Rasca.

O Secretário lembra, que nesta segunda fase do Programa A Onda é Preservar – que alia ações de educação ambiental à prática de esportes e iniciado no ano de 2007 – foi incluída a Força Verde Mirim. “Todos os alunos que integram a Força Verde Mirim e vivem nos municípios litorâneos estão reforçando as ações do Programa”, destaca Rasca. Para ele, a chave para o sucesso do Projeto está na descentralização das ações.

“Queremos que eles atuem como multiplicadores das informações. Isso é feito durante as aulas de bodyboard e os campeonatos e tem trazido resultados, pois, muitos pais procuraram ligar seu esgoto à rede da Sanepar incentivados pelos filhos”, demonstra Rasca.

Entre nesta onda

Entre as atividades, o aquecimento ecológico, gincanas coletando lixo, juramento ecológico e palestras sobre a praia e o meio ambiente. Paralelamente, oficinas de reciclagem, peças teatrais e exposição de animais da Mata Atlântica que fazem parte do Livro Vermelho da Fauna em Extinção – organizada pela Força Verde – chamou atenção dos veranistas.

A campanha “A Onda é Preservar” – é estrelada pelo único tri-campeão brasileiro de surfe, Peterson Rosa, e pela bodyboarding Maria Alice Sabóia – que auxiliarão na conscientização de crianças e jovens sobre a importância de preservar o meio ambiente e doaram seus cachês para o Governo. O tricampeão brasileiro de surfe, Peterson Rosa, disse que sempre se preocupou com o futuro das crianças, em especial, da praia de Matinhos onde foi criado e começou a surfar. “O surfe é qualidade de vida, mas ninguém gosta de surfar em praia poluída e cheia de lixo. Os cidadãos não podem continuar fechando os olhos a responsabilidade que temos de preservar o que resta. Fico muito feliz em contribuir”, declarou Peterson Rosa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo