Bobsled pronto pra estréia

Ricardo Raschini, Márcio Silva, Claudinei Quirino e Edson Bindilatti têm dois grandes desafios pela frente. Os brasileiros participam da prova de bobsled para quatro atletas dos Jogos Olímpicos de Turim-06, a partir das 13h30 (de Brasília) de hoje, quando serão realizadas duas das quatro descidas iniciais.

O primeiro desafio é superar as dificuldades da perigosa pista de Cesana Pariol, onde será realizada a prova. Nas competições de luge, skeleton e no bobsled feminino, vários atletas e equipes tombaram antes de completar a pista. O outro desafio, ainda mais difícil, é classificar o trenó brasileiro entre os 20 primeiros colocados até a terceira descida, amanhã.

Apenas as 20 equipes mais bem colocadas têm o direito de descer a quarta e última bateria, também no sábado. "Este é o nosso objetivo. Viemos até aqui para tentar participar de todas as baterias. É uma meta muito complicada, mas nós vamos lutar para alcançá-la", disse Ricardo Raschini, piloto da equipe brasileira.

Além do Brasil, a prova será disputada por mais 25 equipes de países com muito mais tradição em esportes de gelo.

A classificação para os Jogos Olímpicos de Turim já foi uma grande vitória. O Brasil garantiu a vaga na Copa Challenge, disputada na Alemanha, em janeiro, eliminando equipes de países com maior histórico no bobsled, como Austrália e Nova Zelândia.

"Os critérios de classificação ficaram mais difíceis, já que menos equipes estão disputando a competição. Somos o único país tropical nesta prova", explicou Eric Maleson, presidente da Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG).

A pista de Cesana Pariol tem 1.435m de extensão, com 19 curvas, 11 para a esquerda e oito para a direita. O trenó pode alcançar cerca de 135km/h.

"Ao longo dos treinamentos fui pegando os macetes da pista, que é realmente muito complicada. Agora posso dizer que estamos preparados", disse Raschini, que disputou os Jogos de Salt Lake no luge.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo