O nome de Paranaguá está ficando cada vez mais em alta no cenário do MMA. No início deste mês, o mundo viu a volta do parnanguara John Liniker à categoria dos galos do UFC em um duelo impressionante contra o americano Francisco Rivera.
A “Luta da Noite” da edição 191 do maior evento de MMA do planeta, que terminou com uma vitória arrasadora do atleta parnanguara, fez com que o município do Litoral paranaense entrasse em êxtase com a volta do Mãos de Pedra.
Mas, afinal, Paranaguá é uma cidade que respira MMA? A Tribuna foi investigar isso. O nome mais famoso de lá é John Liniker. Porém, um dos grandes responsáveis por erguer o esporte no litoral é Ocimar Costa.
Há 12 anos em Paranaguá, o faixa-preta de jiu-jitsu comanda a academia OCS, que abriga dezenas de pessoas, sejam elas interessadas em praticar o esporte ou afim mesmo de ser profissional nas lutas. “Paranaguá vive uma safra boa no MMA, pois é uma cidade que adora luta e que possui muitos talentos. Eu não tenho o que reclamar de estrutura ou apoio, pois sempre tive tudo isso por aqui”, disse o ‘Mestre’ Ocimar Costa.
Um dos pupilos do treinador é o jovem Lerryan Douglas. Com 19 anos, o parnanguara é um dos principais talentos da cidade, com seis lutas no MMA profissional – cinco vitórias e apenas uma derrota. “O forte da galera de Paranaguá é a raça e a vontade de vencer. Com isso, aliados à disciplina, conseguimos obter bons resultados em vários eventos”, frisou a revelação paranaense.
Apesar dos comentários positivos sobre a cidade, o principal representante parnanguara, o peso-galo do UFC, John Lineker, fica na bronca com a falta de apoio dos órgãos municipais. “Para eu chegar aonde eu cheguei, foi graças ao meu esforço, pois nunca tive a ajuda de ninguém”, criticou o lutador. A reportagem tentou entrar em contato com o Secretário de Esportes da cidade, mas não obteve resposta.
Mesmo com a crítica, Paranaguá tem entrado no rol também dos grandes eventos nacionais. Em novembro, o Ginásio Albertina Salmon recebe a segunda edição do Imortal FC. O evento será a porta de entrada para algumas lutadoras que desejam uma vaga no Invicta, uma das principais organizações de MMA feminino.