Safra litorânea

Boa fase de John Lineker coloca Paranaguá no centro das atenções no MMA

O nome de Paranaguá está ficando cada vez mais em alta no cenário do MMA. No início deste mês, o mundo viu a volta do parnanguara John Liniker à categoria dos galos do UFC em um duelo impressionante contra o americano Francisco Rivera.

A “Luta da Noite” da edição 191 do maior evento de MMA do planeta, que terminou com uma vitória arrasadora do atleta parnanguara, fez com que o município do Litoral paranaense entrasse em êxtase com a volta do Mãos de Pedra.
Mas, afinal, Paranaguá é uma cidade que respira MMA? A Tribuna foi investigar isso. O nome mais famoso de lá é John Liniker. Porém, um dos grandes responsáveis por erguer o esporte no litoral é Ocimar Costa.

Há 12 anos em Paranaguá, o faixa-preta de jiu-jitsu comanda a academia OCS, que abriga dezenas de pessoas, sejam elas interessadas em praticar o esporte ou afim mesmo de ser profissional nas lutas. “Paranaguá vive uma safra boa no MMA, pois é uma cidade que adora luta e que possui muitos talentos. Eu não tenho o que reclamar de estrutura ou apoio, pois sempre tive tudo isso por aqui”, disse o ‘Mestre’ Ocimar Costa.

Um dos pupilos do treinador é o jovem Lerryan Douglas. Com 19 anos, o parnanguara é um dos principais talentos da cidade, com seis lutas no MMA profissional – cinco vitórias e apenas uma derrota. “O forte da galera de Paranaguá é a raça e a vontade de vencer. Com isso, aliados à disciplina, conseguimos obter bons resultados em vários eventos”, frisou a revelação paranaense.

Apesar dos comentários positivos sobre a cidade, o principal representante parnanguara, o peso-galo do UFC, John Lineker, fica na bronca com a falta de apoio dos órgãos municipais. “Para eu chegar aonde eu cheguei, foi graças ao meu esforço, pois nunca tive a ajuda de ninguém”, criticou o lutador. A reportagem tentou entrar em contato com o Secretário de Esportes da cidade, mas não obteve resposta.

Mesmo com a crítica, Paranaguá tem entrado no rol também dos grandes eventos nacionais. Em novembro, o Ginásio Albertina Salmon recebe a segunda edição do Imortal FC. O evento será a porta de entrada para algumas lutadoras que desejam uma vaga no Invicta, uma das principais organizações de MMA feminino.

Paraná Online no Facebook

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo