Blatter estuda eliminar os empates na 1ª fase da Copa

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou neste sábado que cogita eliminar os empates na fase de grupos da Copa do Mundo. O dirigente estuda estabelecer cobranças de pênaltis ou uma prorrogação com gol de ouro para deixar os jogos de futebol mais interessantes para a torcida.

Em entrevista à revista Focus, da Alemanha, Blatter explicou que o fim dos empates na primeira fase do Mundial obrigaria as seleções a partiram mais para o ataque. “As seleções jogam para não perder e o resultado são jogos chatos”, afirmou, motivado pela fraca atuação dos times no início do Mundial da África do Sul.

Pela mesma proposta, o presidente da Fifa cogita implantar o gol de ouro nas fases eliminatórias da Copa, sem a prorrogação de 15 minutos cada tempo. “Se em 90 minutos não houver vencedor, a decisão será nos pênaltis. Também poderemos reintroduzir o gol de ouro, abolido em 2002”, afirmou.

A regra do gol de ouro foi utilizada pela primeira vez na Copa do Mundo de 1998. Na ocasião, a França se beneficiou do formato ao eliminar o Paraguai nas oitavas de final, com gol de Laurent Blanc.

Blatter comentou ainda que a Fifa estudará a utilização de tecnologias para evitar erros da arbitragem, como aconteceu no gol da Inglaterra, anulado equivocadamente, sobre a Alemanha nas oitavas de final na África do Sul. “Assim que tivermos uma solução segura, rápida e simples, passaremos a usá-la no futebol”.

Voltar ao topo