O presidente da Fifa, Joseph Blatter, enalteceu nesta segunda-feira a candidatura sul-coreana para a Copa do Mundo de 2022. O principal aspecto citado por Blatter, aliás, é político. Para ele, um evento esportivo desta magnitude teria o poder de aproximar as Coreias do Norte e do Sul.
“Posso dizer com toda a minha convicção, a Coreia é um bom candidato para a Copa do Mundo de 2022. É realmente um candidato muito bom. Não apenas bom, mas muito bom”, ressaltou Blatter nesta segunda-feira, em coletiva de imprensa concedida ao lado do presidente sul-coreano, Lee Myung-Bak.
Em meio ao distanciamento político e econômico entre as Coreias, o futebol surge como um dos poucos pontos a ligá-las, na avaliação de Blatter. As duas seleções, por exemplo, participaram do Mundial da África do Sul. “Eu ficaria muito, mas muito feliz, em usar o poder de uma Copa do Mundo e o poder do futebol para ajudar a solucionar questões como esta”, acrescentou o dirigente da Fifa.
O anúncio das sedes dos Mundiais de 2018 e de 2022 será realizado em 2 de dezembro. Austrália, Catar, Japão e Estados Unidos são os concorrentes da Coreia do Sul.