Zurique – O suíço Joseph Blatter, de 71 anos, foi reeleito por aclamação ontem como presidente da Fifa. Seu terceiro mandato vai até 2011, e o presidente, ao contrário de suas duas eleições anteriores, desta vez não precisou enfrentar um candidato de oposição.
Em 1998, quando foi escolhido em Paris para suceder o brasileiro João Havelange, Blatter teve de superar o sueco Lennart Johansson, então presidente da Uefa – perdeu o cargo neste ano para o francês Michel Platini. Quatro anos depois, em Seul, ele superou o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF). ?Dizem que não há glória em vencer sem perigo, mas posso dizer que fico satisfeito por ser eleito sem nenhuma voz contra mim?, afirmou o cartola.
Como a Fifa estendeu o segundo mandato de Blatter em um ano, para que a eleição deixasse de coincidir com a Copa do Mundo, é a primeira vez que o cartola é eleito na Suíça, na sede da entidade, em Zurique. ?Sinto uma alegria profunda em aceitar este mandato, pela confiança de todos. E estou particularmente emocionado que isto esteja acontecendo aqui em meu país, aqui na casa da Fifa?, disse.
A longa permanência é uma característica dos presidentes da Fifa: fundada em 1904, a entidade teve apenas oito mandatários, incluindo Blatter.