Blatter e Bin Hammam vão disputar presidência da Fifa

A Fifa anunciou nesta segunda-feira que o suíço Joseph Blatter, seu atual presidente, e o catariano Mohamed Bin Hammam serão os únicos candidatos à presidência da entidade em eleição marcada para o dia 1º de junho. O prazo para apresentação das candidaturas havia se encerrado na sexta-feira.

Blatter, de 75 anos, é o presidente da Fifa há 13 anos e buscará um quarto mandato de quatro anos. O suíço garantiu que esta será a sua última eleição na entidade. Já Bin Hammam é o presidente da Confederação Asiática de Futebol e teve um papel importante na campanha vitoriosa de seu país para ser escolhido a sede da Copa do Mundo de 2022.

A eleição será realizada durante o Congresso da Fifa em Zurique, onde cada uma das 208 associações filiadas tem direito a um voto, desde que não estejam suspensas. O jornalista norte-americano Grant Wahl tentou se candidatar, mas não conseguiu o apoio formal de nenhuma associação, e o ex-jogador chileno Elias Figueroa desistiu de participar da disputa na última quinta-feira. Assim, a eleição terá mesmo apenas dois candidatos.

Blatter foi eleito para a presidência da Fifa pela primeira vez em 1998 ao derrotar o sueco Lennart Johansson, que era o presidente da Uefa, por 111 a 80. Em 2002, ele superou o camaronês Issa Hayatou, presidente da Confederação Africana de Futebol, por 139 a 56. Já em 2007, o suíço foi reeleito sem ter um adversário. Agora, precisará superar Bin Hammam para permanecer na presidência da Fifa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna