O presidente da Fifa e um dos integrantes do COI, Joseph Blatter, afirmou nesta sexta-feira, pouco antes da escolha do Rio de Janeiro como sede olímpica, que a Copa do Mundo no Brasil em 2014 será um evento “de maiores proporções e mais importantes” do que os Jogos de 2016.

continua após a publicidade

Blatter, que já criticou o COI e vê o futebol nos Jogos Olímpicos como uma ameaça, também afirmou que a Copa é o maior evento esportivo de todos. “Os Jogos Olímpicos estão concentrados em uma cidade. A Copa é de todo um país por um mês inteiro”, opinou.

O presidente da Fifa contou ainda que ficou “emocionado” com o discurso de Lula. “Eu disse a Lula que seu discurso foi tocante”. Governador do Rio, Sérgio Cabral afirmou que Blatter teria votado pelo Rio de Janeiro na escolha da sede de 2016.

Para Blatter, o princípio da rotatividade entre continentes também deve ser utilizado nos Jogos Olímpicos. “O que Lula disse é o que sempre defendi, que é um sistema de rotação nos Jogos Olímpicos”, disse.

continua após a publicidade

A Fifa por anos manteve a rotatividade. Mas, depois que o Brasil saiu como candidato único para a Copa de 2014 na América do Sul, Blatter modificou a regra – agora, todas as regiões estão na corrida para sediar o Mundial de 2018 e 2022.